Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Damião de Veuster

Terça-feira, 10 Maio 2022por Visualizações : 2064

10mai s. damiao de veusterSão Damião de Veuster também é conhecido como Damião de Molokai Padre Damião. Nasceu a 3 de janeiro de 1840 em Tremeloo (Bélgica) e faleceu a 15 de abril de 1889 em Molokai (Havaí). São Damião de Veuster nasceu no seio duma família numerosa da região flamenga, a norte da Bélgica. Era o mais novo de oito irmãos, quatro dos quais se dedicaram à igreja (duas irmãs de São Damião de Veuster foram religiosas e um irmão era sacerdote). Foi batizado como Jozef de Veuster. Os pais de São Damião de Veuster eram pequenos proprietários de uma fazenda agrícola e pecuária, e eram portadores de fé católica profunda.

Como São Damião de Veuster era o mais novo dos filhos os pais pensaram nele para para continuar o trabalho da casa, contudo São Damião sentiu a vocação e quis seguir os passos do seu irmão Panfilo, entrando para a Congregação dos Sagrados Corações em Lovaina (Bélgica).

Depois de realizar o noviciado na Congregação dos Sagrados Corações, adotou o nome de Damião nos seus primeiros votos, tornando-se a 7 de outubro de 1860 no irmão Picpus. Em seguida, São Damião de Veuster é enviado para terminar os estudos num colégio teológico em Paris.

A vida de São Damião de Veuster começou a mudar quando completou vinte e um anos de idade. Um bispo do Havaí, arquipélago do Pacífico, estava em Paris, onde ministrava algumas palestras e pretendia conseguir missionários para o local. Ele expunha os problemas daquela região e, especialmente, dos doentes de lepra, que eram exilados e abandonados numa ilha chamada Molokai, por determinação do governo. Panfilo, irmão de São Damião de Veuster pretendia participar ativamente nos trabalhos missionários, contudo uma epidemia de febre tifoide atingiu o colégio e o seu irmão caiu doente. São Damião de Veuster que ainda não era sacerdote, pediu para substituir o irmão. Nessa ocasião São Damião de Veuster escreveu uma carta ao superior da Ordem do Sagrado Coração, que, inspirado por Deus, permitiu a sua partida. Assim, em 1863 Damião embarcava para o Havaí. São Damião de Veuster chegou ao porto de Honolulu a 19 de março de 1864 e foi ordenado sacerdote nessa mesma cidade a 24 de março de 1864, na Catedral de Nossa Senhora da Paz, uma igreja estabelecida pela sua Ordem Religiosa.

Chegando ao arquipélago, São Damião de Veuster colocou-se a par da situação. A região recebera imigrantes chineses e com eles a lepra. Em 1865, temendo a disseminação da doença, o governo local decidiu isolar os doentes na ilha de Molokai. Nessa ilha existia uma península cujo acesso era impossível, exceto pelo mar. Assim, aquela península, chamada Kalauapa, tornou-se a prisão dos leprosos. São Damião de Veuster juntamente com outros três missionários partiu para Molokai a fim de se revezarem nos cuidados com os leprosos. Os leprosos não tinham como trabalhar, roubavam-se entre si e matavam-se por um punhado de arroz.

Naquele local abandonado, São Damião de Veuster começou a trabalhar. O primeiro passo foi recuperar o cemitério e enterrar os mortos, depois construir uma igreja e estabelecer uma paróquia, dedicada a Santa Filomena. São Damião de Veuster ia com frequência à capital, comprar faixas, remédios, lençóis e roupas para todos. Entretanto São Damião de Veuster escrevia também para o jornal local, contando os terrores da ilha de Molokai. Essas notícias espalharam-se e abalaram o mundo, e todo o tipo de ajuda humanitária começou a surgir. Um médico que contraíra a lepra ao cuidar dos doentes ouviu falar de São Damião de Veuster e viajou para a ilha a fim de ajudar.

São Damião de Veuster, trouxe uma nova esperança e alívio para os doentes. Numa altura em que ninguém queria ter contacto com os leprosos, São Damião de Veuster tratava-os como iguais, apertando a mão aos doentes e limpando-lhes as feridas.

Durante aproximadamente dez anos, São Damião de Veuster trabalhou junto dos leprosos sem contrair a doença, até que em 1884 ou 1885 ao colocar o pé esquerdo numa bacia de água muito quente, não sentiu o calor. São Damião de Veuster percebeu imediatamente que tinha contraído a doença. Apesar da descoberta, os residentes assinalam que o santo trabalhou incansavelmente na construção de casas e elaborou planos para a continuação do programa que tinha criado para depois da sua morte.

Quatro ou cinco anos depois e sensivelmente dois meses antes da sua morte escreveu ao seu irmão, o Padre Panfilo: “serei sempre feliz e contente, e mesmo doente não desejo senão cumprir a santa vontade de Deus”. Esta carta está datada de 12 de fevereiro de 1889.

São Damião de Veuster continuou a sua missão conjuntamente com quatro colaboradores até duas semanas antes da sua morte. Faleceu a 15 de abril de 1889, em Kalaupapa, Molokai.

São Damião de Veuster foi canonizado pelo Papa Bento XVI a 11 de outubro de 2009.

 

São Damião de Veuster rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18