Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Estêvão Bellesini

Quinta-feira, 03 Fevereiro 2022por Visualizações : 5814

  

3fev B. Estevao BellesiniBeato Estevão Bellesini nasceu a 25 de novembro de 1774 em Trento (Itália) e faleceu a 2 de fevereiro de 1840. Era filho de José Bellesini, notário em Trento descendente de antiga família espanhola, e de Maria Orsola Meichlpeck, de ilustre casa belga. Beato Estêvão Bellesini foi batizado como Luís.

Pouco se sabe da sua infância, para além de que o beato estudou em escolas locais.

Aos 17 anos, Beato Estêvão Bellesini entrou no noviciado agostiniano do convento de São Marcos, no qual um tio materno era superior. Mudou o nome para Estêvão. De Trento foi para o noviciado em Bolonha. Um ano depois fez sua profissão solene.

Depois de uma estadia breve em Roma, o beato regressou a Bolonha, onde estudou filosofia e teologia. Ali recebeu o subdiaconato.

No final de 1796 os frades que se encontravam em Bolonha foram expulsos e os seus bens confiscados. O beato Estêvão Bellesini voltou para o convento de Trento, onde ainda reinava a tranquilidade. O beato ficou encarregado de zelar pela sacristia e da pregação, o que fazia com grande zelo, sendo os seus sermões muito apreciados e concorridos.

Foi ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1917. Como se encontrava gravemente doente, no dia da cerimónia uma maca foi levada até à igreja para que a ordenação pudesse ter lugar.

Como sacerdote, o beato continuou as suas pregações ainda com mais fruto, confluindo público de toda a redondeza para acompanhar o seu catecismo e sermões.Entretanto a Revolução chegou a Trento com a vitória das tropas de Napoleão, e os conventos foram fechados. Os sacerdotes foram então obrigados a prestar juramento, semelhante ao da Constituição Civil do Clero, em França para que pudessem continuar a exercer livremente.

O beato Estêvão Bellesini não fez o juramento e viu-se obrigado a regressar à casa paterna. Aí, o beato, inicia assim a Scola per gente (Escola para as gentes, como a passaram a chamar os meninos), onde os alunos pobres recebiam tudo, desde livros até o pão. O beato pretendia educar cristãmente e no santo temor de Deus a juventude. Por isso, além de aprender a ler e a escrever, os alunos recebiam também aulas de catecismo. Em pouco tempo, passaram a frequentar a escola quatrocentas a quinhentas crianças.

Viviam-se tempos complicados e o beato tinha que desdobrar-se e sobretudo confiar muito na Providência Divina, a fim de conseguir os meios necessários para manter a casa.

As escolas dos concorrentes andavam vazias o que fez com que fosse iniciada uma campanha de difamação contra o Padre Estêvão Bellesini. Mais tarde o beato foi denunciado ao governo, mas este, que conhecia bem o Pe. Bellesini, aprovou e louvou o seu trabalho. Aos poucos as outras escolas tiveram que fechar, sendo a do beato Estêvão Bellesini a única que permaneceu aberta. No ano 1812 foi nomeado diretor geral de todas as Escolas do Trento.

Tudo parecia correr de feição, no entanto para o beato Estêvão Bellesini falta-lhe a vivência de religioso, que não conseguia viver estando em Trento. Assim no ano de 1817 e para que não o impedissem partiu para Roma sem dizer a ninguém para onde iria. Ao tomar conhecimento da “fuga” do Beato, o governo austríaco, fez-lhe várias promessas de cargos honoríficos e altos salários, contudo o beato não aceitou.

Em Roma, no convento Santo Agostinho foi designado Mestre de Noviços, cargo que exerceu depois também em Città della Pieve, na Umbria e mais tarde em Genazzano.

No convento de Genazzano, o beato Estêvão Bellesini exerceu o cargo de mestre de Noviços com a função de sacristão. Demonstrou aí um empenho amoroso pela beleza e decoro do santuário e do culto.

No ano de 1831 foi designado pároco. Tornou-se o sustentáculo da vida comum, o pai dos pobres, o consolador dos aflitos. Era cena muito comum ver o Beato com um feixe de lenha às costas, dirigindo-se a alguma casa. Chegava a dar a própria roupa aos pobres.

O beato Estêvão Bellesini era devoto do Santíssimo Sacramento e da Mãe do Bom Conselho.

Depois de uma visita a um doente com peste o beato sentiu-se depauperado e febril, porém continuou as suas funções até uma semana antes de falecer a 2 de fevereiro de 1840.

Foi beatificado pelo grande Papa São Pio X, em 27 de dezembro de 1904.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria ou da memória Missa da féria ou da memória, pf. pascal. S. Pio V, papa – MF L 1 At 14, 19-28; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21 Ev Jo 14, 27-31a * Na Ordem de São Domingos – S. Pio V, papa – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Bento de Urbino, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação da Ordem (1489). * Na Diocese de Beja – I Vésp. de S. José Operário. * Na Diocese do Funchal – I Vésp. de S. Tiago Menor. * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (No Convento da Baixa da Banheira) – I Vésp. de S. José Operário.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V
Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18