São Pedro Canísio

Quarta-feira, 21 Dezembro 2022por Visualizações : 1950

21 12 Pedro CanísioSão Pedro Canísio, (Pieter Kanis) nasceu a 8 de Maio de 1521 em Nimega (actual Países Baixos) e faleceu a 21 de Dezembro de 1597 em Friburgo (Suiça).

Era filho de Jacob Kanis, burgo mestre de Nimega (Presidente da Câmara) e de Ægidia van Houweningen. Ficou órfão de mãe ainda bébé. Estudou na Universidade de Colónia, onde terminou o mestrado com apenas 19 anos. Aí conheceu Pedro Fabro (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/08/02/48027/-/b-pedro-fabro.html) e em 1543, tornou-se o primeiro holandês a juntar-se à ordem dos jesuítas.

São Pedro Canísio exerceu forte influência sobre Fernando I, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, lembrando-o incessantemente do perigo iminente para sua alma caso ele concedesse mais direitos aos protestantes em troca de apoio militar. Quando percebeu que o filho e herdeiro de Fernando, Maximiliano, poderia se declarar abertamente protestante, convenceu o imperador a ameaçá-lo de deserdação caso abandonasse a fé católica

São Pedro Canísio foi um educador e pregador influente. Foi-lhe oferecido o posto de bispo de Viena, porém São Pedro Canísio recusou-o para que pudesse continuar com as suas viagens e pregações. No entanto, foi administrador apostólico da Diocese de Viena de 1554 a 1555 até que um bispo pudesse assumir. Mudou-se depois para a Alemanha e lá tornou-se um dos principais teólogos católicos durante o Colóquio de Worms em 1557, servindo depois como principal pregador da Catedral de Augsburgo de 1559 a 1568, onde diz-se que confessava sua fé católica de forma contundente pelo menos três ou quatro vezes por semana. Dizia-se que sua pregação era tão convincente que atraiu centenas de protestantes de volta para a velha fé.

São Pedro Canísio lutou contra a disseminação do protestantismo na Alemanha, Áustria, Boémia, Morávia e Suíça. A restauração da Igreja Católica na Alemanha depois da Reforma Protestante é atribuída ao trabalho da Companhia de Jesus, que S. Pedro Canísio liderava. Quando deixou a Alemanha, em 1590, a ordem dos jesuítas havia evoluído de quase nada para uma ferramenta poderosa da Contrarreforma.

São Pedro Canísio passou os últimos vinte anos de sua vida em Friburgo, onde fundou uma escola preparatória jesuíta, o Collège Saint Michel.

São Pedro Canísio ensinava que, apesar de existirem muitos caminhos que conduzem a Jesus Cristo, a veneração da Virgem Maria é o melhor, como atestam seus sermões e cartas. Explica a Ave Maria como a base para a piedade católica mariana. A frase "Santa Maria, Mãe de Deus, orai por nós pecadores.", que aparece na oração da Ave Maria apareceu pela primeira vez no catecismo de São Pedro Canísio datado de 1555. Onze anos depois, a sentença foi incluída no "Catecismo do Concílio de Trento" de 1566.

Aos setenta anos, São Pedro Canísio sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado, no entanto isso não o impediu de continuar a pregar e a escrever, com a ajuda de um secretário, até o dia de sua morte, a 21 de Dezembro de 1597.

Foi canonizado e declarado Doutor da Igreja a 21 de Maio de 1925 pelo Papa Pio XI.

São Pedro Canísio rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação