Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Carlos Steeb

Quinta-feira, 15 Dezembro 2022por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1517

15 12 Beato Carlos Steeb


Beato Carlos Steeb nasceu a 18 de Dezembro de 1773 na antiga cidade alemã de Tubinga e faleceu a 15 de Dezembro de 1856. O seu nome de nascimento era João Henrique Carlos Steeb e nasceu no seio duma família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas, conceituado e muito competente, que geria os bens do duque de Wurttenberg.

A família deu-lhe uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Aos dezesseis anos foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial.

Carlos era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou a doutrina e converteu-se, em Setembro de 1792. Foi ordenado sacerdote quatro anos depois, conta a vontade da sua família que o deserdou. Contudo a morte da sua irmã Guilhermina fez com que todos os bens paternos passassem para Carlos Steeb.

Desde então, dedicou-se com fé inabalável à Virgem Maria, no auxilio aos católicos enfermos vitimados durante a guerra que ocorria naquele tempo. Organizou grupos missionários entre a população, exercícios espirituais para os irmãos leigos e sacerdotes e centros catequizadores. 

Beato Carlos Steeb dedicou a sua vida aliviando o sofrimento dos enfermos, sendo sempre encontrado no hospital, ou no asilo, onde residia com eles. Foi exatamente no Hospital dos Militares que Padre Carlos teve a inspiração para fundar uma Congregação de religiosas, destinadas a servir nos hospitais.

Em 1840, contraiu o tifo. Depois de recuperado, fundou a Congregação das Irmãs da Misericórdia, destinada ao atendimento de qualquer tipo de doenças do corpo ou da alma, em hospitais e casas de saúde. 

A Obra começou com apenas dois quartos, e com o auxílio de Luisa Poloni, depois Irmã Vincenza, de quem Padre Carlos era confessor. Aliás, ele era o confessor de todos os habitantes de Verona, que o amavam como se fosse a "mãe dos doentes". Depois a Congregação espalhou-se por quase toda a Europa, América Latina e África.
Foi beatificado em 1975 pelo Papa Paulo VI.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. de Nossa Senhora. L1: Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd Ev: Lc 2, 41-51 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira da Província – SOLENIDADE * Na Congregação do Espírito Santo e na Congregação dos Sagrados Corações – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular das Congregações – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular e Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria e no Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira dos Institutos – SOLENIDADE * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. de S. Josemaria Escrivá. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18