Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Cecília

Terça-feira, 22 Novembro 2022por Visualizações : 3730

22 11 Santa Cecília

Não existem muitas informações sobre a vida de Santa Cecília. Santa Cecília seria da nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância". Santa Cecília foi dada em casamento, contra a sua vontade, a um jovem chamado Valeriano. Se bem que Santa Cecília tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais impôs-se e a data do casamento foi marcada. No dia do casamento a alegria encontrava-se estampada no rosto de todos menos no de Santa Cecília.

Estando só com o noivo, Santa Cecília disse-lhe com toda a amabilidade e firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer alguma coisa contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.

Santa Cecília disse-lhe ainda: a fidelidade ao voto traz a bênção; a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano, ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que também ele se tornasse cristão.

Turcius Almachius, prefeito de Roma, "teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Chamou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem o cristianismo, sob pena de morte. Diante da recusa formal, Valeriano e Tibúrcio foram condenados à morte e decapitados". Também Santa Cecília, "teve de comparecer na presença do juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os tinha bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já os tinha dado aos dos pobres. Almachius, soube mais tarde, deste fato, e enfurecido ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses. Ao ser conduzida ao templo, Santa Cecília falou aos soldados da beleza da religião de Cristo, com tanta convicção, que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses."

Almachius, "vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu". Segundo outros mitos, a Santa "foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa".

Almachius recorreu então à pena de morte por decapitação.

Santa Cecília é a padroeira dos músicos e da música sacra.

 

Santa Cecília rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Apresentação da Virgem santa Maria – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Ap 5, 1-10; Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b Ev Lc 19, 41-44 ou L 1 Zc 2, 14-17; Sl Lc 1, 46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 Ev Mt 12, 46-50 * Na Ordem da Visitação de Santa Maria – Apresentação da Virgem santa Maria – FESTA * Na Congregação da Apresentação de Maria – Apresentação da Virgem santa Maria, Festa principal – SOLENIDADE; Aniversário da fundação da Congregação (1796). * Na Congregação dos Irmãos Maristas – Apresentação da Virgem santa Maria – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Nov. 21
Apresentação de Nossa Senhora
Sex. Nov. 22
Santa Cecília

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18