Beato Guilherme Tirry

Quinta-feira, 12 Maio 2022por Visualizações : 1451

12mai b. guilherme tirryBeato Guilherme Tirry nasceu em 1608 na cidade de Cork (Irlanda) e faleceu a no dia 12 de maio de 1654 em Clonmel (Irlanda). Beato Guilherme Tirry pertencia a uma família distinta e tinha um tio paterno que era bispo.

Nada se sabe da infância e adolescência do beato Guilherme Tirry. Quando tinha 18 anos ingressou na Ordem de Santo Agostinho na cidade de Cork. Depois de ter ingressado na Ordem, beato Guilherme Tirry estudou em Valladolid (Espanha), Paris (França) e Bruxelas (Bélgica). Guilherme Tirry estudou fora da Irlanda porque, naquela época, os que se preparavam para o sacerdócio tinham de estudar em locais específicos a fim de poderem frequentar os estudos necessários.

Depois de ordenado sacerdote beato Guilherme Tirry retornou à Irlanda alguns anos antes do levantamento do Úlster (1641) e fixou a sua residência em Cork, onde havia uma comunidade de Agostinianos. Esta cidade, ao despontar a guerra de 1641, foi dominada pelos protestantes de Munster. Poucos anos depois começaram as hostilidades contra a Igreja e seus membros. Mesmo assim, Guilherme Tirry foi muito ativo em vários ministérios, entre eles o de capelão de seu tio bispo.

No ano de 1646 Guilherme Tirry foi nomeado assistente do Prior Provincial e a 15 de junho de 1649 foi nomeado prior do convento no vilarejo de Skreen sem, contudo, ser capaz de viver lá por causa das tropas de Cromwell (militar inglês).

Depois da chegada de Cromwell à Irlanda, intensificou-se uma forte perseguição à Igreja e o frei Guilherme Tirry teve que exercer de forma clandestina o ministério sacerdotal e permanecer oculto na casa de um familiar.

Em 1650 os padres começaram a ser explulsos da Irlanda e Guilherme Tirry tornou-se um homem perseguido até que foi traído e denunciado, supõe-se, por cinco moedas de prata.

Beato Guilherme Tirry foi preso no dia 25 de março de 1654 (um sábado santo) e foi encontrado vestido para presidir a missa, o que fez com que fosse considerado duplamente culpado.  Ofereceram-lhe a liberdade em troca de que aceitasse se converter para a doutrina da reforma anglicana, mas Guilherme Tirry não a aceitou. Acusado de traição foi declarado culpado pelo tribunal, pois afirmou reconhecer a autoridade do governo nos assuntos civis, mas insistiu que nas coisas relacionadas à religião ele obedeceria somente seus superiores e ao Papa. Em sua defesa, Guilherme Tirry afirmou que tinha que seguir a sua consciência e por isso havia decidido ficar no país, violando assim a lei de 6 de janeiro de 1653 que proibia os sacerdotes de ficarem no país.

Guilherme foi levado para a forca acorrentado, vestindo o hábito Agostiniano e rezando o terço. Publicamente reafirmou sua fé. Uma grande multidão se juntou para receber sua bênção. Guilherme Tirry disse palavras de encorajamento ao povo presente, exortando-o a permanecer fiel à fé católica e ao Papa. A sua fé o levou a ir mais adiante em sua caridade: perdoou as três pessoas que o traíram em troca de dinheiro.

O beato Guilherme Tirry morreu enforcado em Clonmel no dia 12 de maio de 1654. Mais tarde alguns amigos levaram o corpo de Guilhermte Tirry e enterraram-no nas ruínas do convento Agostiniano de Fethard. O seu túmulo, no entanto, nunca foi descoberto.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 27 de setembro de 1992.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito