Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Pancrácio

Quinta-feira, 12 Maio 2022por Visualizações : 1687

12mai s. pancrácioSão Pancrácio terá nascido por volta do ano 289/290 em Symnado, na Frígia (atual Turquia) e morreu no ano 304 em Roma (Itália). São Pancrácio era filho de pais nobres e ricos. O pai foi martirizado quando São Pancrácio era ainda bebé.

São Pancrácio foi depois confiado ao seu tio Dionísio, que embora pagão se dedicou de corpo e alma à educação do seu sobrinho, a quem devotava a mais terna amizade e verdadeiro afeto paternal lhe dispensava.

Passados alguns anos, Dionísio transferiu a sua residência para Roma, a fim de proporcionar a Pancrácio a ocasião de se relacionar com exímios professores e elementos da alta sociedade. Já corriam rumores acerca das pretensões de Diocleciano, de querer exterminar o cristianismo, e de todos os seus súditos exigir homenagens divinas à sua pessoa.

A pouca distância da opulenta vivenda de Dionísio, morava oculto o Papa Marcelino, hóspede de um cristão, cujo ofício era de carpinteiro no palácio imperial. São Pancrácio e o seu tio viam entrar naquela casa, muitos homens e mulheres de todas as classes, e sempre de noite. Depois vieram a saber que estas pessoas eram cristãos que ali se reuniam para celebrar os mistérios da sua religião. Dionísio, já fortemente inclinado ao Cristianismo, e São Pancrácio, filho de mártir, ouvindo muito boas referências a respeito do Papa, nutriam ardente desejo de o conhecer pessoalmente. São Pancrácio e o tio foram então até à casa onde se encontrava o Papa para o conhecer.

Ao fim de vinte dias consecutivos a ouvir explicações da doutrina cristã, São Pancrácio e o seu tio Dionísio foram admitidos ao Batismo e ao culto divino nas catacumbas.

Neste ínterim apareceu afixado nas paredes dos edifícios públicos o decreto imperial determinando a perseguição dos cristãos. Em poucos dias registraram-se numerosos casos de prisão de fiéis. Os instrumentos de tortura e de morte trabalharam incessantemente, e o sangue dos cristãos correu abundante.

O Papa aconselhou São Pancrácio e o seu tio a procurar um sítio seguro no campo, contudo os dois preferiram continuar na cidade. Dionísio morreu ao ver a brutalidade com que os cristãos eram tratados.

Entretanto São Pancrácio foi denunciado como cristão. Antes de se apresentar perante o tribunal, São Pancrácio foi pedir a bênção ao Papa Marcelino, que o animou e lhe deu a santa comunhão despedindo-o com o ósculo da paz. Quando se apresentou perante o imperador São Pancrácio afirmou a sua fé em Jesus Cristo e foi condenado à morte por decapitação.

São Pancrácio rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Marcos, evangelista – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 1Pd 5, 5b-14; Sl 88 (89), 2-3. 6-7. 16-17 Ev Mc 16, 15-20 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli – I Vésp. da Virgem santa Maria, Mãe do Bom Conselho.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18