São Pancrácio

Quinta-feira, 12 Maio 2022por Visualizações : 1687

12mai s. pancrácioSão Pancrácio terá nascido por volta do ano 289/290 em Symnado, na Frígia (atual Turquia) e morreu no ano 304 em Roma (Itália). São Pancrácio era filho de pais nobres e ricos. O pai foi martirizado quando São Pancrácio era ainda bebé.

São Pancrácio foi depois confiado ao seu tio Dionísio, que embora pagão se dedicou de corpo e alma à educação do seu sobrinho, a quem devotava a mais terna amizade e verdadeiro afeto paternal lhe dispensava.

Passados alguns anos, Dionísio transferiu a sua residência para Roma, a fim de proporcionar a Pancrácio a ocasião de se relacionar com exímios professores e elementos da alta sociedade. Já corriam rumores acerca das pretensões de Diocleciano, de querer exterminar o cristianismo, e de todos os seus súditos exigir homenagens divinas à sua pessoa.

A pouca distância da opulenta vivenda de Dionísio, morava oculto o Papa Marcelino, hóspede de um cristão, cujo ofício era de carpinteiro no palácio imperial. São Pancrácio e o seu tio viam entrar naquela casa, muitos homens e mulheres de todas as classes, e sempre de noite. Depois vieram a saber que estas pessoas eram cristãos que ali se reuniam para celebrar os mistérios da sua religião. Dionísio, já fortemente inclinado ao Cristianismo, e São Pancrácio, filho de mártir, ouvindo muito boas referências a respeito do Papa, nutriam ardente desejo de o conhecer pessoalmente. São Pancrácio e o tio foram então até à casa onde se encontrava o Papa para o conhecer.

Ao fim de vinte dias consecutivos a ouvir explicações da doutrina cristã, São Pancrácio e o seu tio Dionísio foram admitidos ao Batismo e ao culto divino nas catacumbas.

Neste ínterim apareceu afixado nas paredes dos edifícios públicos o decreto imperial determinando a perseguição dos cristãos. Em poucos dias registraram-se numerosos casos de prisão de fiéis. Os instrumentos de tortura e de morte trabalharam incessantemente, e o sangue dos cristãos correu abundante.

O Papa aconselhou São Pancrácio e o seu tio a procurar um sítio seguro no campo, contudo os dois preferiram continuar na cidade. Dionísio morreu ao ver a brutalidade com que os cristãos eram tratados.

Entretanto São Pancrácio foi denunciado como cristão. Antes de se apresentar perante o tribunal, São Pancrácio foi pedir a bênção ao Papa Marcelino, que o animou e lhe deu a santa comunhão despedindo-o com o ósculo da paz. Quando se apresentou perante o imperador São Pancrácio afirmou a sua fé em Jesus Cristo e foi condenado à morte por decapitação.

São Pancrácio rogai por nós!

• S. Marcos, evangelista – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 1Pd 5, 5b-14; Sl 88 (89), 2-3. 6-7. 16-17 Ev Mc 16, 15-20 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli – I Vésp. da Virgem santa Maria, Mãe do Bom Conselho.