Santa Madalena de Canossa

Domingo, 08 Maio 2022por Visualizações : 1408

8mai s. madalena de canossaSanta Madalena de Canossa nasceu a 1 de março de 1774 e faleceu a 10 de abril de 1835.

Santa Madalena de Canossa nasceu no seio de uma família nobre e rica e era a terceira de seis irmãos. Quando Santa Madalena de Canossa tinha cinco anos, o seu pai faleceu e a sua mãe abandonou os filhos para se casar de novo. Santa Madalena de Canossa e os irmãos foram deixados num orfanato com péssimas condições. Devido às condições do orfanato Santa Madalena de Canossa adoecia com frequência.

Quando tinha 17 anos e atraída pelo amor de Deus, Santa Madalena Canossa tenta por duas vezes ingressar no Carmelo a fim de se consagrar a Deus. Contudo o Espírito Santo solicita-a interiormente a percorrer um caminho novo: deixar-se amar por Jesus. Percebendo que o ingresso no Carmelo não era a sua vocação Santa Madalena Canossa regressa à família.

Entretanto emancipada Santa Madalena de Canossa, teve condições jurídicas de assumir o controle do enorme patrimônio familiar do qual ela e seus irmãos eram herdeiros, inserindo-se na vida do Palácio Canossa e começa a administrar os bens da família. Nessa missão, Santa Madalena de Canossa descobriu-se excelente administradora e dona de um excecional tino para os negócios, o que surpreendeu muita gente. Sua vocação para a vida religiosa, porém, permaneceu firme em seu coração. Por causa disso, nunca demonstrou interesse pelo matrimônio

Com empenho e dedicação, Santa Madalena de Canossa cumpre seus deveres quotidianos e amplia seu círculo de amizades, permanecendo aberta à ação misteriosa do Espírito.

A situação política e social da Itália por volta de 1800, com influência da revolução francesa e governos de imperadores estrangeiros na Itália levaram este país a cair em grave situação económica, favorecendo o surgimento de um grande número de pobres bem como de crianças abandonadas. No meio dessa crise, no ano 1801, bateram à porta do palácio da família da santa duas adolescentes, à procura de abrigo. Santa Madalena acolheu-as. Logo apareceram outras e ela percebeu nesses acontecimentos o chamado de Deus para a sua vida.

Em pouco tempo, Santa Madalena de Canossa tinha transformado grande parte do palácio de sua família numa comunidade de mulheres caridosas e religiosas que se dispunham a cuidar das meninas abandonadas e carentes de tudo. Seus familiares, porém, não aprovavam esta conduta e a situação ficava, por vezes, tensa.

Em 1808, superadas as últimas resistências de sua família, Santa Madalena de Canossa deixa definitivamente o palácio da família para dar início, no bairro mais pobre de Verona, àquela que interiormente reconhece ser a vontade do Senhor: servir aos homens mais necessitados com o coração de Cristo! Para isso, Santa Madalena de Canossa fundou a Congregação das Filhas da Caridade, cujas religiosas seriam formadas como educadoras e evangelizadoras de crianças e adolescentes carentes. Santa Madalena de Canossa escreveu as Regras de Vida da nova Congregação em 1812.

Entre 1819 e 1820 a Instituição das Filhas da Caridade obtém a aprovação eclesiástica nas várias Dioceses onde as Comunidades existem. Sua Santidade, o Papa Leão XII aprova a Regra do Instituto com o Breve Si Nobis em 23 de dezembro de 1828.

Perto do fim de sua vida, depois de repetidas tentativas falidas com D. Antonio Rosmini e D. Antonio Provolo, a santa consegue dar andamento ao Instituto masculino, que havia já projetado no seu primeiro Plano de Caridade. Assim no dia 23 de maio de 1831 abre em Veneza o primeiro oratório dos Filhos da Caridade para a formação cristã dos jovens e adultos, confiando-o ao Sacerdote veneziano D. Francesco Luzzo, auxiliado por dois leigos de Bérgamo: Giuseppe Carsana e Benedetto Belloni.

Faleceu numa sexta-feira santa, a 10 de abril de 1835 na cidade de Verona com apenas 61 anos.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1988.

Santa Madalena Canossa rogai por nós!

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena