Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Quirino de Neuss

Quarta-feira, 30 Março 2022por Visualizações : 2266

30Mar sao quirinoSão Quirino de Neuss terá nascido em Roma e faleceu por volta do ano 116 em Roma, Itália.

São Quirino de Neuss, é de origem romana e pagã, e era um oficial do imperador Trajano II. Ocupou o posto de tribuno (espécie de governante). No ano de 116, no consulado de Æmilius Æmilianus e Lucius Vetus, o imperador Trajano, voltando de uma campanha vitoriosa contra os partos (povo de origem indo-europeia), soube que o prefeito de Roma, Hermes, tinha abandonado a religião do império romano para aderir ao cristianismo e que tinha sido batizado pelo Papa Alexandre.

Sabendo disto o imperador Trajano II enviou a Roma o general Aureliano com a missão expressa de parar todos os cristãos, condenando-os à morte se persistissem em sua religião. A ordem foi executada, mas Trajano nunca mais voltou a Roma; pois morreu no caminho. Adriano, filho adotivo de Trajano, sucedeu-o no cargo de imperador e o seu primeiro ato oficial foi o de confirmar a ordem do seu antecessor, tornando a perseguição a todos os cristãos mais sangrenta.

Enquanto isso, o general Aureliano voltou a Roma e manda prender Hermes (perfeito da cidade) na prisão da sua própria casa, de acordo com um costume local, confiado à vigilância de São Quirino de Neuss. Mais tarde Aureliano consegue prender o Papa Alexandre, na prisão estadual.

São Quirino de Neuss esforçou-se para que Hermes prestasse novamente culto aos deuses romanos, mas este manteve-se firme na sua decisão pelo cristianismo o que fez Quirino começar a duvidar de seus deuses.

Além disso, São Quirino tinha uma filha, chamada Balbina que sofria de escrófula (uma forma de tuberculose crónica que desfigura o rosto), o que a impediria de se casar. Duvidando dos deuses romanos São Quirino de Neuss pediu ao Papa Alexandre para curar a sua filha. Levaram então a filha de São Quirino à presença do Papa e fizeram com que a criança tocasse as cordas que seguravam cativo o Papa. Assim que Balbina tocou nas cordas a doença cessou. Este milagre foi decisivo para a conversão de São Quirino, que foi batizado naquele dia, assim como a sua filha.

Como se converteu São Quirino foi preso e arrastado até ao tribunal onde foi interrogado. O juiz tenta fazê-lo renunciar à sua fé, mas São Quirino de Neuss manteve-se firme. Para tentar dissuadi-lo os carrascos prepararam a tortura; acendem várias tochas; quebram-lhe os ossos com pedaços de pau e queimam-no nas chamas das tochas. São Quirino, sustentado pela graça de Deus, permanece calmo. Depois disto, cortaram-lhe as mãos e os pés e por fim decapitaram-no.

São Quirino foi morto no dia 30 de março do ano 130 e o seu corpo foi abandonado na rua para servir de alimento para os animais. Nessa noite a sua filha Santa Balbina (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/31/62540/-/santa-balbina.html), levou-o e sepultou-o no túmulo de Prétextatus ao longo da Via Appia, onde permaneceu até o ano de 758. No ano de 758 o Papa Paulo I transferiu-o com muitos outros, para a Igreja de St. Etienne e Silvère. a qual havia construído.

São Quirino de Neuss rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. José Operário – MF Branco – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 15, 1-6; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev Jo 15, 1-8 ou L 1 Gn 1, 26 – 2, 3 ou Cl 3, 14-15.17.23-24; Sl 89 (90), 2.3-4.12-13. 14 e 16 Ev Mt 13, 54-58 (próprio) * Na Diocese de Beja – S. José Operário, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Diocese do Funchal – S. Tiago Menor, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (Convento da Baixa da Banheira) – S. José Operário, Padroeiro da Casa e da Igreja – SOLENIDADE * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Ricardo Pampuri, religioso – MO * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. José Operário – FESTA * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Filipe, apóstolo – FESTA

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri
Qui. maio 02
Beata Mafalda
Qui. maio 02
Santo Atanásio

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18