Santa Matilde

Terça-feira, 15 Março 2022por Visualizações : 2033

15Mar S. MatildeSanta Matilde nasceu em 895 em Enger, Vestfalia (atual Alemanha) e faleceu a 14 de março de 968 em Quedlimburgo (Alemanha). Era filha do Conde Teodorico de Ringelheim também denominado Dietrich da Vestfália e de Reinilda da Frísia também denominada Reinhild da Dinamarca.

Santa Matilde foi educada pela avó, que também se chamava Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford, Vestfália. Por causa dessa educação, Santa Matilde aprendeu a ler e a escrever, para além de ter estudado filosofia e teologia. Santa Matilde casou-se com apenas catorze anos, com um duque da Saxónia chamado Henrique que viria a tornar-se rei da Alemanha.

Com o rei Henrique I, Santa Matilde viveu um casamento feliz, que durou vinte anos.

O reinado de Henrique I foi justo e bom para o povo. Segundo os livros, Santa Matilde teve grande influência no reinado do marido, lutando pela justiça e pela bondade, sempre nos bastidores do governo. Santa Matilde mostrou-se cheia de bondade e portadora de grande generosidade para com os súditos, especialmente os pobres e doentes. Em tempo de paz, Santa Matilde passou a assistir à população, erguendo conventos, igrejas, hospitais e escolas.

O rei, por sua vez, fazia da Alemanha o país líder da Europa. Ele salvou seu país da invasão dos húngaros. Depois, regularizou a situação da Alemanha com a França e a Itália. Em seguida, passou a exercer domínio sobre os dinamarqueses e os eslavos. O reinado de Henrique I ficou bastante fortalecido. Contudo com a morte do rei Henrique I a paz chegou ao fim.

O rei tinha indicado como seu sucessor o seu filho mais velho Otão. Porém, um filho mais novo chamado Henrique quis o trono e os exércitos aliados de cada um desses príncipes começaram a guerrear, para grande tristeza de Santa Matilde. Por fim Otão venceu e assumiu o trono.

Depois de tudo isso, os filhos voltaram-se contra a própria mãe. Alegaram que Santa Matilde esbanjava os bens do reino com os pobres e com a Igreja. Por isso, retiraram-lhe toda a fortuna ordenaram que Santa Matilde exilada.

Santa Matilde foi viver no Mosteiro de Engerm onde se dedicou à oração e aos sacrifícios, pedindo incessantemente pela conversão dos filhos. Muitos anos depois, os irmãos Otão e Henrique caíram em si e arrependeram-se. Assim procuraram Santa Matilde e pedindo-lhe perdão, receberam-na no reino e devolveram-lhe toda a sua fortuna. Com autoridade sobre os seus bens novamente, Santa Matilde distribuiu tudo aos pobres, salvando famílias inteiras da miséria e da perdição.

Depois disso, voltou para a vida religiosa no mosteiro. Lá, recebeu o dom da profecia e ajudou a muitos com suas orações, escuta e aconselhamento.

Santa Matilde faleceu a 14 de março de 968.

Santa Matilde nunca foi canonizada formalmente mas é venerada como santa desde o momento da sua morte.

Santa Matilde, rogai por nós!