Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santos Mártires de Sebaste

Quinta-feira, 10 Março 2022por Visualizações : 2376

10Mar Santos martires de sebastaHoje relembramos os quarenta soldados cristãos, mártires de Sebaste, de várias nacionalidades, que foram presos e mortos, em Sebaste, na Arménia no ano 320.

Nesta época o governador Licínio, que era um grande inimigo dos cristãos, publicou uma ordem afirmando que todos aqueles que não oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos seriam punidos com a morte.

A legião de soldados pertencentes à Legio XII Fulminata, apresentou-se então afirmando serem cristãos e recusando-se a queimar incenso ou sacrificar animais.

Para testar até onde ia a coragem dos soldados, o prefeito local mandou que fossem presos e flagelados com correntes e ferros pontiagudos o que nada adiantou, pois, os soldados mantiveram-se fiéis a Jesus. 

O comandante procurou-os então, dizendo que não queria perder os seus mais valorosos soldados, pedindo que renegassem a sua fé. Também de nada adiantou e os legionários foram condenados a uma morte lenta e extremamente dolorosa.

A região apresentava temperaturas muito baixas, de frio intenso. Os soldados foram colocados, nus, num tanque de gelo, sob a guarda de um sentinela.

Ao lado havia uma sala com banhos quentes, roupas e comida para quem decidisse salvar a vida. Foi na terceira e última noite do martírio que aconteceram fatos prodigiosos e plenos de graça. No meio da gélida madrugada, o guarda viu uma multidão de anjos descer dos céus e confortar os soldados; isto é, confortar trinta e nove soldados, pois um único legionário desistira de enfrentar o frio e se dirigira à sala de banhos. Morreu assim que tocou na água quente.

Por outro lado, o guarda que assistira à chegada dos anjos arrependeu-se de esconder a sua condição religiosa, jogou para longe as armas, ajoelhou-se, confessou ser cristão e tirando as roupas juntou-se aos demais. Morreram quase todos congelados. 
Apenas um deles, bastante jovem, ainda vivia quando os corpos foram recolhidos e levados para cremação. A mãe desse jovem soldado, vendo o sofrimento do filho, apanhou-o no colo e seguiu nas carroças com os cadáveres. O legionário morreu nos braços da sua mãe e teve o corpo cremado junto com os companheiros. 
Enquanto estiveram na prisão os soldados escreveram uma carta coletiva, que ainda hoje se conserva nos arquivos da Igreja e que cita os nomes de todos.

Os mártires são: Acácio, Aécio, Alexandre, Angias, Atanásio, Caio, Cândido, Chúdio, Cláudio, Cirilo, Domiciano, Domno, Edélcion, Euvico, Eutichio, Flávio, Gorgônio, Heliano, Helias, Heráclio, Hesichio, João, Bibiano, Leôncio, Lisimacho, Militão, Nicolau, Filoctimão, Prisco, Quirião, Sacerdão, Severiano, Sisínio, Smaragdo, Teódulo, Teófilo, Valente, Valério, Vibiano e Xanteas.

 

Santos mártires de Sebaste rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18