Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Domingo, 27 Fevereiro 2022por Visualizações : 2812

27Fev S. Gabriel de Nossa Senhora das DoresSão Gabriel de Nossa Senhora das Dores também é conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa. São Gabriel de Nossa Senhora das Dores nasceu a 1 de março de 1839 em Assis (Itália) e faleceu a 27 de fevereiro de 1862 em Isola del Gran Sasso (Itália).

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores era filho de Sante Possenti (advogado que exercia o cargo de prefeito) e de Angese Frisciotti, e foi batizado na Igreja de São Rufino, como Francesco Possenti em homenagem a São Francisco. São Gabriel de Nossa Senhora das Dores desde pequeno aprende a rezar, como lhe ensinam os pais que lhe transmitem uma grande fé. O seu pai Sante, funcionário do Estado Pontifício, depois de vários cargos, é nomeado assessor em Spoleto e transfere-se para lá com toda a sua família. Pouco tempo depois morre sua mãe; e Francesco passa a ser criado pela sua irmã, mais velha, Maria Luísa e a governante. O santo estuda com os jesuítas, onde cresce a sua devoção mariana e, no ambiente do colégio, medita sobre a vida de Cristo e sobre o contraste entre valores evangélicos e o mundo. 

Desde adolescente São Gabriel de Nossa Senhora das Dores chama a atenção pela sua exuberância, elegância e vivacidade, além do caráter espirituoso. Tem um ótimo desempenho escolar e frequenta com prazer a alta sociedade espoletina. São Gabriel sente-se também atraído e fascinado pela vida religiosa, mas ama os divertimentos; frequenta salões de dança e teatros e lê romances com voracidade. Os diversos lutos familiares marcam-no profundamente, mas quando em 1885 morre de cólera a sua irmã Maria Luísa, o santo reflete sobre a inconsistência das alegrias humanas e volta a pensar na vida religiosa. O seu pai procura dissuadi-lo, pensando tratar-se do fruto efémero da dor da perca.

Entretanto a 22 de agosto de 1856 - último dia da oitava da Assunção - quando pelas ruas de Spoleto se realiza a procissão com a imagem de Nossa Senhora venerada na catedral, Francisco encontra-se no meio da multidão de fiéis e no momento em que o ícone está diante dele, percebe claramente a Virgem dirigir-lhe as palavras: "Francisco, não entendeste ainda que esta vida não é feita para ti? Segue a tua vocação". Quinze dias mais tarde o santo deixa Spoleto, onde passou alguns dias estreitando os laços de amor e devoção a Maria Santíssima. De lá, dirigiu-se a Morrovalle para dar início ao noviciado na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas).

Quando noviço, escolhe ser chamado Gabriel de Nossa Senhora das Dores. A 22 de setembro de 1857 São Gabriel de Nossa Senhora das Dores professa os votos e em junho de 1858 transfere-se para Pieve Torina para aperfeiçoar os estudos de filosofia e iniciar os de teologia para o sacerdócio. Lá multiplica as práticas ascéticas (práticas visando o desenvolvimento espiritual), continua a cultivar a devoção por Nossa Senhora das Dores e dedica-se aos pobres.

Em 10 de julho de 1859 é enviado ao convento da Imaculada Conceição na Ilha do Gran Sasso em preparação à ordenação. Em maio de 1861, São Gabriel de Nossa Senhora das Dores recebe em Penne as ordens menores. Mas a sua saúde é instável: emagrecido, tomado pela febre e por dificuldades de respiração, além da tosse e dores no peito, é diagnosticado com tuberculose. Morre em 27 de fevereiro de 1862, aos 24 anos, comprimindo contra o coração a imagem do Crucifixo com Nossa Senhora das Dores.

Foi beatificado em 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV.

 

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 16, 22-34; Sl 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8 Ev Jo 16, 5-11 * Na Ordem Agostiniana – B. Maria de S. José Alvarado, virgem – MF * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – B. Maria Luísa Trichet, virgem, cofundadora das Filhas da Sabedoria – MO * Na Congregação das Servas de Maria – I Vésp. da Virgem santa Maria, Saúde dos Enfermos. * No Instituto das Filhas da Caridade Canossianas – I Vésp. de S. Madalena de Canossa.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O bispo do Algarve vai presidir esta semana à celebração do 60º aniversário da Comunidade Católica de Expressão Portuguesa da Arquidiocese de Colónia, na Alemanha, que integra as comunidades de Bonn, Burscheid, Colónia e Neuss. D. Manuel Quintas, que é membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, estará na cidade alemã de […]

  • A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em conjunto com o Secretariado de Animação Missionária e as Obras Missionárias Pontifícias da Diocese do Algarve, promove no próximo dia 19 de maio, o Dia Missionário. A iniciativa destina-se aos grupos e movimentos missionários existentes na diocese. O evento terá início às 11h30 com a celebração da […]

  • A Diocese do Algarve promove um retiro para profissionais de saúde entre 24 e 26 deste mês. O encontro terá lugar na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início pelas 21h do primeiro dia e término no último pelas 15h. A organização dianta que o retiro incluirá “tempos de silêncio (com propostas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18