Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Catarina de Ricci

Sexta-feira, 04 Fevereiro 2022por Visualizações : 5628

4 fev S. Catarina de RicciSanta Catarina de Ricci nasceu a 23 de abril de 1522 em Florença e faleceu a 1 de fevereiro de 1590 em Prato (Itália). Era filha dos nobres Pedro Francisco e Catarina, e tinha três irmãos, todos rapazes. Foi batizada como Alessandra Lucrezia Romola. Ficou órfã de mãe aos 3 anos.

Santa Catarina passou então a ser criada pela sua avó paterna (segundo algumas fontes, pela sua madrinha segundo outras fontes). O certo é que a jovem santa Catarina de Ricci considerava a Virgem Maria como a sua verdadeira mãe e enquanto criança conseguia falar com o seu anjo da guarda que lhe ensinava preces para o rosário.

Aos 6 anos entrou para o convento-escola em Montecelli em Florença (Itália), onde a sua tia, Louisa del Ricci, era abadessa.  Santa Catarina de Ricci desenvolveu uma enorme devoção à Paixão de Cristo e pretendia entrar definitivamente para o convento. O seu pai, opunha-se aos seus planos, contudo depois de falar com o seu irmão (tio paterno de Catarina) o padre Timóteo permitiu que Catarina ingressasse no convento. Assim tomou o hábito da Ordem Dominicana no convento do Prado aos 14 anos, mudou o nome de Alessandra para Catarina em memória da sua mãe e de Santa Catarina de Sena (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/04/29/57863/-/s-catarina-de-sena.html).

Foi eleita superiora apenas com 25 anos cargo que ocupou até a morte. Santa Catarina de Ricci governava pelo bom exemplo na prática de todas as virtudes, conseguindo assim que na comunidade reinasse sempre ótimo espírito, e as religiosas esforçavam-se por seguir o exemplo da superiora.

Com 20 anos Santa Catarina de Ricci começou um ciclo de 12 semanas de êxtases da Paixão, iniciando na quinta-feira ao meio dia e indo até sexta-feira às 16 horas, sempre acompanhado de sérios ferimentos e chagas. As outras freiras podiam seguir o curso da Paixão pelos ferimentos que apareciam em ordem cronológica - desde os açoites, à coroa de espinhos e os ferimentos na Cruz - e, quando o êxtase finalmente terminava, Santa Catarina de Ricci estava coberta de ferimentos, com os ombros profundamente afundados onde a madeira da cruz se teria apoiado. Na primeira vez, na quaresma de 1542, ela meditava tão completamente na crucificação que ficou doente, só melhorando com a visão de Jesus levantando-se do sepulcro e falando com Maria Madalena no domingo.

Grandes e extraordinárias foram também as graças, de que Deus cumulou sua serva. Catarina possuía o dom da profecia, do conhecimento de coisas ocultas, da cura de doenças e da multiplicação de mantimentos em favor dos pobres.

Santa Catarina de Ricci faleceu a 11 de fevereiro de 1590, e foi canonizada pelo Papa Bento XIV no ano de 1746.

Santa Catarina de Ricci rogai por nós! 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. José Operário – MF Branco – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 15, 1-6; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev Jo 15, 1-8 ou L 1 Gn 1, 26 – 2, 3 ou Cl 3, 14-15.17.23-24; Sl 89 (90), 2.3-4.12-13. 14 e 16 Ev Mt 13, 54-58 (próprio) * Na Diocese de Beja – S. José Operário, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Diocese do Funchal – S. Tiago Menor, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (Convento da Baixa da Banheira) – S. José Operário, Padroeiro da Casa e da Igreja – SOLENIDADE * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Ricardo Pampuri, religioso – MO * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. José Operário – FESTA * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Filipe, apóstolo – FESTA

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri
Qui. maio 02
Beata Mafalda
Qui. maio 02
Santo Atanásio

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18