Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Alfredo Delp

Quarta-feira, 02 Fevereiro 2022por Visualizações : 5733

2fev Alfredo DelpAlfred Delp, nasceu a 15 de setembro de 1907 em Mannhei, (Alemanha) e faleceu a 2 de fevereiro em Berlim (Alemanha).

Era filho de mãe católica e pai protestante. Foi batizado como católico, mas durante a infância frequentou uma escola luterana e foi confirmado luterano em 1921, então com 4 anos.

Mais tarde e depois de uma azeda discussão com um pastor Luterano, Alfredo Delp pediu e recebeu os sacramentos da Primeira Comunhão e Crisma na Igreja Católica. O seu pároco Católico reconheceu a sua inteligência e paixão pela aprendizagem e conseguiu que se matriculasse na Goetheschule em Dieburg, Alemanha. Possivelmente devido à sua educação num lar religioso misto, Alfredo Delp tornar-se-ia mais tarde um ardente defensor da melhoria de relações entre Católicos e Protestantes.

Depois de terminar os seus estudos secundários, Alfredo Delp entrou para a Companhia de Jesus, no ano de 1926. Depois de fazer estudos filosóficos em Pullach, Alemanha, foi trabalhar como prefeito e professor de desporto no Colégio Stella Matutina em Feldkirch, Áustria, entre 1930 e 1933.

Alfredo Delp viu-se obrigado a regressar à Alemanha no ano de 1933, devido à subida ao poder dos Nazis na Alemanha. Juntamente consigo foi o o diretor do Colégio Stella Matutina, o Padre Otto Faller, sendo dos primeiros a chegar à Floresta Negra, onde os Jesuítas abririam o Colégio de São Brás para cerca de 300 estudantes obrigados a sair da Áustria. Alfredo Delp completou os seus estudos teológicos em Valkenburg, Holanda (1934-1936), e em Frankfurt (1936-1937).

No ano de 1937, Alfredo Delp foi ordenado padre e a partir de 1939, trabalhou no quadro editorial da revista mensal Jesuíta Stimmen der Zeit (Vozes dos Tempos), até ao seu encerramento pelos Nazis em abril de 1941. Passou a ser reitor da Igreja de St. Georg, parte da paróquia de Heilig-Blut no bairro de Bogenhausen, em Munique. Pregou em ambas as igrejas, ao mesmo tempo que ajudou secretamente Judeus a fugir para a Suíça, através da Resistência.

A oposição aberta de padres jesuítas ao regime nazi levou à prisão de vários destes (padres jesuítas) em campos de concentração. O provincial jesuíta de Alfredo Delp, Augustin Rösch, tornou-se ativo na resistência ao nazismo, ao mesmo tempo Rösch introduziu Alfredo Delp no Círculo de Kreisau. Em 1942, Alfredo Delp encontrava-se regularmente com membros do grupo em volta de Helmuth von Moltke para discutir o novo modelo de ordem social a desenvolver na Alemanha depois do derrube do nazismo.

Alfredo Delp foi preso em Munique, em 28 de julho de 1944, na sequência do atentado a Hitler, levado a cabo oito dias antes, apesar de não estar diretamente envolvido na tentativa de golpe militar. Foi transferido para a prisão de Tegel, em Berlim. Na prisão, começou secretamente a rezar missa e a escrever cartas, reflexões sobre o Advento, o Natal e outros temas espirituais, que foram secretamente enviados para fora, antes do seu julgamento.

Em 8 de dezembro de 1944, Alfredo Delp recebeu a visita do Padre Franz von Tattenbach, enviado por Rösch, para fazer os seus votos finais de membro da Companhia de Jesus.

Alfredo Delp foi julgado de 9 a 11 de janeiro de 1945 pelo Tribunal do Povo, e condenado à morte por alta traição, apesar de não ter sido implicado no atentado a Hitler.

Durante a sua prisão final, a Gestapo (polícia secreta do estado) ofereceu a Delp a libertação, desde que abandonasse os jesuítas, o que este recusou. Foi enforcado no dia 2 de fevereiro de 1945, na Prisão de Plötzensee, em Berlim.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. José Operário – MF Branco – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 15, 1-6; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev Jo 15, 1-8 ou L 1 Gn 1, 26 – 2, 3 ou Cl 3, 14-15.17.23-24; Sl 89 (90), 2.3-4.12-13. 14 e 16 Ev Mt 13, 54-58 (próprio) * Na Diocese de Beja – S. José Operário, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Diocese do Funchal – S. Tiago Menor, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (Convento da Baixa da Banheira) – S. José Operário, Padroeiro da Casa e da Igreja – SOLENIDADE * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Ricardo Pampuri, religioso – MO * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. José Operário – FESTA * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Filipe, apóstolo – FESTA

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri
Qui. maio 02
Beata Mafalda
Qui. maio 02
Santo Atanásio

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18