Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz

27 Jan - JorgeO Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz nasceu a 13 de abril de 1871 em Lüginé, Lituânia e faleceu a 27 de janeiro de 1927 em Kaunas. Foi um arcebispo católico lituano, que nasceu na Lituânia e foi o último de oito filhos do casal.

No ano de 1889 o Beato Jorge Matulaitis mudou-se para a Polónia, trocando o apelido de Matulaitis para Matulewicz.

Jorge Matulaitis-Matulewicz completou os seus estudos teológicos e foi ordenado sacerdote em 20 de novembro de 1889.

No ano de 1911, o Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz foi nomeado Superior Geral da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, e lutou para recuperar as casas e os terrenos tomados pelo estado.

Jorge Matulaitis foi nomeado Bispo de Vilnius no dia 1 de dezembro de 1918, porém no ano de 1925 deixou o cargo para se voltar a dedicar à Congregação. Então, o Papa Bento XV, nomeou o Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz arcebispo titular de Adulis.

Viria a falecer no ano de 1927 de apendicite e foi enterrado na Catedral de Kaunas, entretanto no ano de 1934 o corpo do Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz foi transladado para a igreja de Marijampolé.

Foi beatificado a 28 de junho de 1987 pelo Papa João Paulo II.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.