Conversão de São João de Deus

Quinta-feira, 20 Janeiro 2022por Visualizações : 7248

20 1 Conversao Joao de DeusDe acordo com Francisco de Castro que escreveu a "História da vida e obras de João de Deus" foi «no dia do bem-aventurado mártir São Sebastião, fazia-se, na cidade de Granada, uma festa solene na ermida dos Mártires,... e sucedeu ir lá pregar um homem famoso, mestre em teologia, chamado o mestre Ávila, luz e esplendor de santidade... Com viva argumentação, o santo varão exaltava o prémio que o Senhor oferecera ao seu santo Mártir, por ter padecido por seu amor tantos tormentos, e daqui tirava a conclusão, do que devia fazer o cristão para servir o seu Senhor, não O ofendendo, e até a padecer mil mortes em troca de tão grande recompensa. João de Deus, ajudado com a graça do Senhor que deu vida àquelas palavras, de tal modo as gravou na sua alma e nele foram tão eficazes, que logo mostraram a sua força e o seu poder. Com efeito, terminado o sermão, saiu dali como que fora de si, suplicando, em alta voz, a misericórdia de Deus..., saltando e correndo... até chegar à sua morada... Pegou nos livros que tinha; e os que tratavam de cavalaria e coisas profanas, rasgou-os... e os que eram da vida de Santos... dava-os a quem lhos pedisse por amor de Deus... E, assim, nu, descalço e com a cabeça descoberta, voltou, gritando, pelas ruas principais de Granada... Deste modo, andou João, pedindo misericórdia ao Senhor... Sendo visto por algumas pessoas de respeito..., estas levaram-no ao padre Ávila... que, depois de o ter confortado, o aconselhou dizendo: "Ide em paz com a bênção do Senhor e a minha. Eu confio no Senhor, que não vos será negada a sua misericórdia". ... Internado como louco no Hospital Real, trataram-no com a terapia então utilizada. Esta experiência, ajudou-o a amadurecer a sua vocação, que expressou com estas palavras: "Jesus Cristo, me dê tempo e me conceda a graça de eu ter um hospital, onde possa acolher os pobres desamparados e os doentes, para servi-los como eu desejo".»

Se quiser saber mais sobre a vida de S. João de Deus, clique aqui http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/08/42466/-/s-jo%C3%A3o-de-deus.html