Paulo, o Eremita

15 Jan - pauloPaulo, o ermita; Paulo de Tebas ou Paulo o egípcio foi um eremita egípcio. Paulo de Tebas, é o primeiro eremita do qual existe notícia, a estabelecer a tradição do ascetismo e contemplação monástica. Julga-se que era oriundo de uma família rica e que Paulo, o eremita terá recebido uma excelente educação, baseada no estudo da cultura egípcia e do idioma grego.

Paulo, o eremita abandonou tudo para ir ao deserto, depois de ser denunciado por ser cristão por alguns familiares que queriam apoderar-se do seu património, durante a perseguição do imperador romano Décio. Paulo, o eremita não voltou a regressar à cidade e passou o resto da sua vida no deserto a alimentar-se de pão que era trazido por um corvo.

Nascimento: ano 228 d.C em Tebaida

Morte: ano 330 d.C: em Tebas

Curiosidade: É venerado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Copta como santo.

Costuma ser representado junto a Antão do Deserto com o corvo, dois leões e uma túnica feita de folhas de palmeira.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.