Beata Lindalva Justo de Oliveira

Sexta-feira, 07 Janeiro 2022por Visualizações : 6207

7 Jan - LindalvaBeata Lindalva, nasceu no sítio Malhada da Areia, município de Açu, Rio Grande do Norte, no Brasil. Beata Lindalva Justo de Oliveira, era filha do segundo casamento de João Justo da Fé (viúvo) e de Maria Lúcia da Fé, que tiveram 12 filhos.

Beata Lindalva, foi a sexta filha do casal e desde pequena que mostrava sinais de uma especial predestinação divina, pois era com naturalidade que se entregava às práticas de piedade.

Foi crescendo como uma menina normal, de aspecto gracioso, piedosa e muito sensível com os pobres, de tal modo que certa vez surprrendeu a sua família quando doou as próprias roupas aos pobres. Mudou-se para a cidade de Natal, onde eestudava e trabalhava para se manter e ajudar a sua família. Todos os dias visitava os idosos do Instituto Juvino Barreto.

Após concluir o segundo grau passou a cuidar do pai, idoso e já doente, com todo o carinho e paciência. Quando o seu pai faleceu, Beata Lindalva, então com 33 anos entrou para a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo: pois queria servir a Cristo nos pobres.

Não foi fácil para a Beata Lindalva adaptar-se à nova vida, mas com a graça de Deus foi progredindo na sua caminhada espiritual, passo a passo, renúncia após renúncia.

Beata Lindalva Oliveira foi superando as etapas da sua formação religiosa na prática das virtudes e lutava para corrigir os seus próprios defeitos e crescer no caminho da perfeição.

Terminado o período do noviciado, Beata Lindalva foi enviada para o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, recebendo a missão de coordenar uma enfermaria com 40 idosos, sendo responsável pela ala do pavilhão masculino. Beata Lindalva Oliveira fez o curso de Enfermagem para melhor se poder dedicar aos doentes e idosos. à caridade, a Beata Lindalva unia o zelo espiritual pelos seus assitidos, procurando conduzi-los a Cristo pela palavra. A conduta da Beata Lindalva era impecável, alegre, pura e modesta com todos. Encontrava ainda tempo para visitar os pobres em suas casas e procurava meios para suprir as suas necessidades materiais. A Beata Lindalva de Oliveira sentia-se feliz e realizada no seu trabalho.

No ano de 1993, o abrigo acolheu Augusto da Silva Peixoto, um homem de 46 anos. Augusto Peixoto começou a assediar a Beata Lindalva e chegou mesmo a manifestar-lhe as suas intenções. A Beata Lindalva começou a ter medo e tentou afastar-se o mais que pode, confidenciou-se com as outras irmãs e refugiava-se na oração.

Na segunda-feira santa do ano de 1993, Augusto foi à Feira de São Joaquim e comprou uma faca, que amolou ao chegar ao abrigo.

Na sexta-feira santa desse mesmo ano, ao regressar da Via Sacra na Paróquia da Boa Viagem, a Beata Lindalva foi servir o café da manhã aos idosos. Compenetrada com o café, a Beata Lindalva tinha a cabeça baixa quando sentiu um toque no ombro, ao virar-se deparou-se com Augusto que lhe desferiu várias facadas.

Nascimento: 20 de outubro de 1953

Morte: 1993