Santo Isidro

Sábado, 15 Maio 2021por Visualizações : 1415

15mai isidro o camponesSanto Isidro também é conhecido como Santo Isidoro. Nasceu por volta do ano 1070 em Madrid (Espanha) e faleceu a 15 de maio de 1170 na mesma cidade.

Santo Isidro nasceu no seio duma família pobre e não teve oportunidade de frequentar a escola. Ainda jovem Santo Isidro começou a trabalhar com os familiares numa fazenda arrendada. Todos os dias antes de seguir para o trabalho campal, Santo Isidro participava na Eucaristia.

Enquanto adulto, Santo Isidro trabalhava para um senhor chamado Juan de Vargas numa fazenda nas proximidades da atual capital espanhola. Todas as manhãs, antes de ir trabalhar, Santo Isidro ia ouvir missa numa das igrejas de Madrid. Um dia os seus companheiros de trabalho reclamaram com o patrão que o santo estava sempre atrasado para o trabalho pela manhã.

O patrão Juan de Vargas dirigiu-se à fazenda para saber o que se passava e encontrou Santo Isidro em oração, mas viu que um anjo manejava o arado por si. Noutra ocasião, o patrão viu um anjo de cada lado de Santo Isidro, arando no seu lugar, de modo que o trabalho do santo era igual ao de três de seus colegas de trabalho. Então o patrão nada fez e permitiu que Santo Isidro continuasse a participar na missa.

Diz-se que Santo Isidro ressuscitou a filha falecida do patrão, e que fez uma fonte de água fresca irromper da terra seca a fim de matar sua sede.

Santo Isidro era casado com Maria Torribia, (santa venerada na Espanha como “Maria della Cabeza”), pelo fato de que a sua cabeça é frequentemente levada em procissão especialmente em épocas de seca. Santo Isidro e a sua mulher tiveram um filho, que batizaram como Illán e que morreu ainda jovem.

Certa vez Illán caiu num poço profundo e os seus pais que não podiam fazer nada para libertar o filho, pois não tinham como chegar ao fundo do poço, ficaram ao lado do poço e começaram a rezar. Miraculosamente a água do poço começou a subir até ao nível do solo, trazendo a criança consigo, sã e salva. Então os pais fizeram um voto de continência, e passaram a viver em casas separadas.

Apesar de serem muito pobres, a caridade de Santo Isidro e da sua mulher era extrema e partilhavam com os pobres tudo quanto possuíam.

Santo Isidro adoeceu e veio a falecer a 15 de maio de 1170.

Santo Isidro foi canonizado a 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV.

Santo Isidro rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III