Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Frei Gil

Sábado, 15 Maio 2021por Visualizações : 1771

15mai s. frei gilSão Frei Gil também é conhecido como São Frei Gil de PortugalSão Frei Gil de Vouzela, São Frei Gil de Santarém, ou Dom Gil Rodrigues de Valadares.

São Frei Gil nasceu entre os anos 1184 e 1190 na Quinta da Cavalaria em Vouzela, Portugal (atual edifício da Santa Casa da Misericórdia local) e faleceu a 14 de maio de 1265 em Santarém (Portugal).

São Frei Gil era filho de D. Rodrigo Pais de Valadares (algumas fontes indicam D. Rui Pais de Valadares) e de D. Maria Gil Feijó. O seu pai era fidalgo do conselho (grupo de pessoas nomeadas pelo rei para emitir pareceres sobre os negócios do Reino) do rei D. Sancho I e seu mordomo-mor. Para além disso era também alcaide-mor de Coimbra (governador da cidade). A mãe de São Frei Gil era a segunda mulher de D. Rodrigo, e uma senhora de origem ilustre e dotada de notável prudência e exímias virtudes.

Sabe-se que São Frei Gil teve pelo menos quatro irmãos. De dois conhecem-se os nomes (D. João Rodrigues de Valadares e D. Paio Rodrigues de Valadares), dum apenas se sabe que foi deão na Sé de Lisboa e de outro nada se sabe.

Ainda muito novo São Frei Gil mostrou ser dotado de notável inteligência e aptidão para as letras. Pensa-se que terá estudado inicialmente no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra. São Frei Gil estudava filosofia e medicina e tinha fama de bom estudante. Em 1225, São Frei Gil deixou Coimbra e foi estudar teologia para a Universidade de Paris

Algumas fontes referem que nestes tempos de juventude São Frei Gil vivia uma vida desregrada. Há quem afirme que São Frei Gil fez um pacto com o diabo onde terá entregue a sua alma ao demónio, e assinado um documento com o próprio sangue. Mais tarde São Frei Gil começou a sentir-se atormentado pelo pacto que fizera, e terá sido acometido por visões, nas quais lhe surgia um cavaleiro gigantesco que, com uma espada desembainhada, o ameaçava de morte, caso não alterasse a sua postura ímpia.

Influenciado ou não por esta história, a verdade é que São Frei Gil, após a sua passagem bem-sucedida por França, começa a dedicar-se à causa religiosa, deixando para trás uma juventude irreverente.

Contudo nada disto está comprovado. Sabe-se, porém, que nessa época Beato Jordão da Saxónia (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2019/02/13/13270/-/beato-jord%C3%A3o-de-sax%C3%B3nia.html) pregava à juventude estudantil de Paris. Muitos dos que escutavam o beato abandonaram o mundo e vieram a abraçar a vida religiosa na Ordem dos Pregadores. São Frei Gil foi um dos jovens que se deixou atrair pelas pregações de Beato Jordão da Saxónia e nos anos de 1224 ou 1225 entrou como noviço na Ordem Dominicana.

No ano de 1229 regressou a Portugal.

São Frei Gil tem o seu nome ligado aos factos conhecidos relacionados com a deposição de D. Sancho II e à subsequente regência e ascensão ao trono de D. Afonso III.

No ano de 1233 São Frei Gil foi designado prior provincial da sua Ordem para “as Espanhas”, tendo defendido no Capítulo da Ordem na cidade castelhana de Burgos a instalação de um convento na cidade do Porto.

No ano de 1238 São Frei Gil participou no Capítulo geral da Ordem, na cidade italiana de Bolonha e em 1257 foi eleito pela segunda vez como provincial.

Faleceu a 14 de maio de 1265 no convento de Santarém.

São Frei Gil rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18