Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Josefina Nicola

Quarta-feira, 03 Fevereiro 2021por Visualizações : 5655

3 fev Josefina NicoliBeata Josefina Nicola nasceu em Casatisma (Pavia, Itália) a 18 de novembro de 1863 e faleceu a 31 de dezembro de 1924. Josefina Nicola era a quinta das dez crianças de uma família de classe média de fé profunda.

A beata Josefina Nicola estudou com as freiras agostinianas em Voghera e depois em Pavia. O seu desejo secreto era dedicar-se à educação de crianças pobres devido à elevada taxa de analfabetismo entre as pessoas com os menores recursos. O desejo de Josefina Nicola foi amadurecido, sobretudo, através da experiência da dor, que visitou a sua família com a morte de alguns de seus filhos (algumas fontes indicam que a morte foi de irmãos da beata e não de filhos), entre eles Juan, de quem Josefina se tornou enfermeira pessoal. No meio dessas situações dolorosas, Josefina Nicola aprendeu a considerar o valor da vida e a fragilidade das coisas humanas.

Josefina Nicola era amada por todos, sua doce natureza era um presente natural; e um padre de Voghera, Don Giacomo Prinetti, seu diretor espiritual, guiou-a no caminho da perfeição do espírito.  A 24 de setembro de 1883, Josefina Nicola entrou na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na casa "San Salvario" em Turim, onde fez o apostolado e o noviciado. Recebeu o hábito da Companhia na cidade de Paris, numa cerimónia que ocorreu na Casa Mãe das Filhas da Caridade.

A beata Josefina Nicola foi transferida para a Sardenha no ano de 1885 e a sua primeira missão foi ensinar no "Conservatório de Providencia" em Cagliari. A experiência educacional entre as meninas pobres marcou-a de forma especial. No ano de 1886, a cidade de Cagliari foi atormentada pela epidemia de cólera e Josefina Nicola, juntamente com as irmãs do conservatório, dedicaram-se a ajudar as famílias pobres da cidade, organizando "cozinhas económicas" que foram disponibilizadas às autoridades civis. Este serviço permitiu-lhes conhecer os meninos abandonados nas ruas de Cagliari, ensinando-lhes o catecismo. Mais tarde a beata organizou uma associação chamada "Os Luisitos", encorajando-os os rapazes a viver uma atitude de ajuda fraterna e educando-os para uma sociabilidade saudável que levou muitos deles a mudar de vida.

Após quase quinze anos de vida apostólica ativa em Cagliari, no ano de 1889 foi transferida para o orfanato de Sássari. Lá, também, desenvolveu um amplo projeto apostólico, organizando várias instituições sempre orientadas para servir os pobres.

Entre 1910 e 1913 trabalhou em Turim. Primeiro foi nomeada Tesoureira Provincial e, algum tempo depois, tornou-se Diretora da casa de formação das Filhas da Caridade, missão a que se dedicou com grande dedicação. Contudo, a beata Josefina Nicola ficou gravemente doente com tuberculose e foi transferida para a Sardenha.

No ano de 1914, Josefina Nicola regressa a Sássari, onde reinava um ambiente hostil por causa do anticlericalismo. A sua permanência nas ilhas melhorou o estado de sua saúde, mas começou o seu calvário interior. Uma série de mal-entendidos e falsos testemunhos pela administração do orfanato forçaram os superiores a declará-la incapaz de administrar o orfanato. A Irmã Josefina Nicola aceitou esta humilhação em silêncio.

A beata Josefina Nicola foi então transferida para o Asilo da Marinha, em Cagliari. Aí encontrou-se no meio de um bairro superlotado, localizado nas proximidades do porto, e onde a pobreza atingiu taxas muito altas, tornando as condições de vida muito precárias. Às crianças, por serem pobres, foi-lhes negado o direito à educação, o que favoreceu o mau comportamento.

Em contato direto com a pobreza material, Josefina Nicola descobriu ainda mais feridas secretas: as da pobreza moral e espiritual. O seu zelo apostólico encorajou-a a sair novamente aos jovens, ensinando-lhes o catecismo e orientando aqueles que migraram das áreas rurais para a cidade. Fundou a primeira seção na Itália do "Pequeno trabalho de Luísa de Marillac" (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/15/57616/-/s-lu%C3%ADsa-de-marillac.html) e o primeiro grupo da Ação das Mulheres Católicas em Cagliari.

No último ano de sua vida, a beata Josefina Nicola foi novamente injustamente caluniada pelo trabalho realizada no Asilo da Marinha. Como anteriormente a Irmã Josefina aceitou em silêncio o que aconteceu, e o testemunho de sua vida fez com que o oficial que a caluniou reconhecesse o seu erro.

Morreu em 31 de dezembro de 1924 em Cagliari devido a uma broncopneumonia.

Foi beatificada pelo Papa Bento XVI a 3 de fevereiro de 2008.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18