São João da Mata

Sexta-feira, 17 Dezembro 2021por Visualizações : 2169

17 12 Joao da Mata

São João da Mata também é conhecido como S. Jean de Matha, nasceu a 23 de Junho de 1160, em Faucon-de-Barcelonnette, França e faleceu a 17 de Dezembro de 1213 em Roma, Itália. Era filho de Euphème de Matha, um nobre espanhol, conde de Barcelona e de Provença, e de Martha.

S. João da Mata mudou-se com a família para Marselha, onde começou os estudos. A sua mãe foi também sua professora na infância, introduzindo-o desde cedo aos círculos dos conventos e hospitais. A educação da mãe influenciou fortemente São João da Mata. Desde pequeno, São João da Mata mostrou preocupação para com os injustiçados.

São João da Mata estudou na Universidade d'Aix, e depois na Universidade de Paris, onde obteve o grau de doutor em Teologia. O bispo de Paris na altura, Maurice de Sully, incentivou São João da Mata a tornar-se sacerdote.

Em 1193, São João da Mata conhece Félix de Valois (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/20/39559/-/s-f%C3%A9lix-de-val%C3%B3is.html) e retira-se para a floresta tornando-se discípulo de São Félix.

João da Mata teve uma visão no dia em que celebrou a sua primeira missa em que ele e São Félix teriam sido chamados a criar uma ordem cuja missão seria resgatar cristãos presos pelos turcos. Junto com São Félix, São João da Mata monta então uma pequena congregação na floresta. A Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou Padres Trinitários, como são conhecidos, foi fundada em 1197 e aprovada pelo Papa Inocêncio III a 17 de Dezembro de 1198.

Apesar da ordem ter sido criada em França, os primeiros membros a serem admitidos não foram franceses, mas os ingleses Roger Dees e João, o Inglês, e um escocês, Guilherme Scot, antigos condiscípulos de João da Mata.

Construíram um mosteiro em Cerfroi (actual Brumetz), nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. Em seguida conseguiram ajuda para construir um mosteiro em Paris, perto da capela atualmente dedicada a São joão de Matha. De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado a sangrar nas ruas de Túnis, na Tunísia.

São João da Mata recuperou-se, reuniu os cristãos e embarcaram num navio que devia levá-los a Roma. O barco foi atacado, as velas rasgadas e o leme partido. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia.

Faleceu no dia 17 de Dezembro de 1213, em Roma

Foi canonizado pelo papa Alexandre VII a 21 de Outubro de 1666.

São João da Mata rogai por nós!

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco