Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Cristiana

Quarta-feira, 15 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1425

15 12 S. Cristiana

Santa Cristiana era uma escrava que vivia na Grécia nos princípios do século IV. Não se sabe se Santa Cristiana terá sido levada cativa para a Grécia por guerreiros vitoriosos ou se terá procurado voluntariamente asilo, fugindo da perseguição que se desencadeara na sua pátria? O que se sabe é que Santa Cristiana era humilde, caridosa e estimada. É conhecida também como Nina (cristã).

Na época em que Santa Cristiana viveu era hábito quando alguma criança ficava doente nessas regiões, a mãe levava-la de porta em porta, a fim de consultar as vizinhas sobre os melhores remédios a aplicar. Um dia, uma pobre mulher foi ter com Santa Cristiana, levando nos braços um menino moribundo. Ao ver o menino Santa Cristiana disse: “Eu não posso fazer nada, mas Deus Todo-Poderoso pode restituir-lhe a saúde, se for essa a Sua vontade”. De seguida pegou no menino moribundo no seu próprio catre (caixão), cobriu-o com o seu cilício, orou a Deus em nome de Cristo e, a seguir, restituiu à mãe o filho curado.

A fama desse milagre chegou aos ouvidos da rainha da Geórgia, que estava prestes a morrer de uma doença desconhecida. Então a rainha pediu que chamassem Santa Cristiana, mas esta, cuja inocência já tinha corrido muitos perigos, respondeu: “O meu lugar não é em palácio”. Perante estas palavras a rainha foi ter com a escrava (Santa Cristiana) e recuperou a saúde. Depois de curada, a rainha e o rei Mirian quiseram recompensar Santa Cristiana com ricos presentes, mas a Santa recusou-os dizendo: “A única coisa que me faria feliz seria ver-vos abraçar a religião cristã”. Mirian converteu-se muito tempo depois, num dia, em que correndo grave perigo numa caçada às feras, prometeu que, se escapasse ileso, se tornaria cristão. Por volta do ano de 325, o rei Mirian pediu a Constantino que lhe enviasse missionários. O Imperador enviou-lhe o Bispo Pedro e o Sacerdote Jacob, que baptizaram “todos os habitantes da sua capital”, lançando assim os fundamentos do Cristianismo nesse país.

 

Santa Cristiana, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. de Nossa Senhora. L1: Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd Ev: Lc 2, 41-51 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira da Província – SOLENIDADE * Na Congregação do Espírito Santo e na Congregação dos Sagrados Corações – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular das Congregações – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular e Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria e no Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira dos Institutos – SOLENIDADE * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. de S. Josemaria Escrivá. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18