Santa Cristiana

15 12 S. Cristiana

Santa Cristiana era uma escrava que vivia na Grécia nos princípios do século IV. Não se sabe se Santa Cristiana terá sido levada cativa para a Grécia por guerreiros vitoriosos ou se terá procurado voluntariamente asilo, fugindo da perseguição que se desencadeara na sua pátria? O que se sabe é que Santa Cristiana era humilde, caridosa e estimada. É conhecida também como Nina (cristã).

Na época em que Santa Cristiana viveu era hábito quando alguma criança ficava doente nessas regiões, a mãe levava-la de porta em porta, a fim de consultar as vizinhas sobre os melhores remédios a aplicar. Um dia, uma pobre mulher foi ter com Santa Cristiana, levando nos braços um menino moribundo. Ao ver o menino Santa Cristiana disse: “Eu não posso fazer nada, mas Deus Todo-Poderoso pode restituir-lhe a saúde, se for essa a Sua vontade”. De seguida pegou no menino moribundo no seu próprio catre (caixão), cobriu-o com o seu cilício, orou a Deus em nome de Cristo e, a seguir, restituiu à mãe o filho curado.

A fama desse milagre chegou aos ouvidos da rainha da Geórgia, que estava prestes a morrer de uma doença desconhecida. Então a rainha pediu que chamassem Santa Cristiana, mas esta, cuja inocência já tinha corrido muitos perigos, respondeu: “O meu lugar não é em palácio”. Perante estas palavras a rainha foi ter com a escrava (Santa Cristiana) e recuperou a saúde. Depois de curada, a rainha e o rei Mirian quiseram recompensar Santa Cristiana com ricos presentes, mas a Santa recusou-os dizendo: “A única coisa que me faria feliz seria ver-vos abraçar a religião cristã”. Mirian converteu-se muito tempo depois, num dia, em que correndo grave perigo numa caçada às feras, prometeu que, se escapasse ileso, se tornaria cristão. Por volta do ano de 325, o rei Mirian pediu a Constantino que lhe enviasse missionários. O Imperador enviou-lhe o Bispo Pedro e o Sacerdote Jacob, que baptizaram “todos os habitantes da sua capital”, lançando assim os fundamentos do Cristianismo nesse país.

Santa Cristiana, rogai por nós!

• Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. de Nossa Senhora. L1: Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd Ev: Lc 2, 41-51 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira da Província – SOLENIDADE * Na Congregação do Espírito Santo e na Congregação dos Sagrados Corações – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular das Congregações – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular e Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria e no Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira dos Institutos – SOLENIDADE * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. de S. Josemaria Escrivá. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Sem eventos