Beato Marco António

Sexta-feira, 10 Dezembro 2021por Visualizações : 2325

10 12 B. Marco Antonio

Beato Marco Antonio nasceu a 22 de Maio de 1801 em Mondovi, Piemonte (Itália) e faleceu a 10 de Dezembro de 1880 em Turim (Itália). Também é conhecido como Beato Marco Antonio Durando. Beato Marco Antonio nasceu numa família importante, a sua mãe (Angela Vinaj) era muito piedosa e educou os dez filhos de maneira cristã, enquanto o pai tinha ideias liberais e convicções laicas e agnósticas.

Aos 14 anos Marco Antonio entra para o seminário diocesano de Mondovi onde inicia os seus estudos filosóficos e teológicos. Aos 17 anos, entra para o noviciado da Congregação da Missão em Casale Monferrato, faz votos perpétuos com 18 anos e é ordenado sacerdote em 1824 (23 anos). Permanece em Casale Monferrato por cinco anos.

O Beato Marco Antonio muda-se para Turim em 1829. Sonha partir como missionário para a China, mas a sua saúde delicada impede-o. Expressa então o seu zelo nas Missões Populares, pregando a misericórdia de Deus e convidando as pessoas à conversão. Nessas missões, não se limita somente à pregação, mas onde encontra situações de grande pobreza, intervém.

Pressentindo a conveniência de levar as Filhas da Caridade à Itália, deseja instalá-las no Piemonte onde o rei Carlos Alberto as acolhe, em 1833, para que assumam a responsabilidade de diversos hospitais militares e civis. Em 1853, Beato Marco Antonio tem a coragem de enviá-las (Irmãs da Caridade) para a linha de frente da guerra da Crimeia para socorrer os feridos. Ao mesmo tempo, difunde a associação mariana da Medalha Milagrosa entre os jovens. As vocações eram tão numerosas que o rei Carlos Alberto colocou à sua disposição, em 1837, o convento de São Salvario, em Turim.

Aumentando o número de Irmãs, o Beato Marco Antonio organiza, na cidade de Turim, uma rede de Centros de Caridade chamada “As Misericórdias”. As Irmãs compartilhavam com as Senhoras da Caridade o serviço ao domicílio e o socorro aos pobres. Diversas obras surgiram a partir das Misericórdias: as primeiras escolas de Educação Infantil para crianças pobres, oficinas para as meninas, orfanatos.

Beato Marco Antonio Durando, a 21 de Novembro de 1865 confia a Luigia Borgiotti, as primeiras postulantes da nova Companhia da Paixão de Jesus Nazareno. As novas postulantes são mulheres jovens que desejam consagrar-se a Deus mas que não apresentam as condições canónicas requeridas para entrar nas comunidades religiosas.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação