Beato Bartolomeu Fanti

5 12 B. Bartolomeu Fanti

Beato Bartolomeu Fanti nasceu em Mântua (Itália), no ano de 1428 e faleceu na mesma cidade em 1495.

Bartolomeu Fanti entrou para a Ordem Carmelita aos dezassete anos e em 1452 já era sacerdote Carmelita da Congregação Mantuana. A 28 de Fevereiro de 1452, o Beato Bartolomeu Fanti torna-se membro da Confraria da Bem-Aventurada Virgem Maria na igreja carmelita da sua cidade e a 1 de Janeiro de 1460 torna-se o diretor espiritual e reitor da mesma.

Escreveu a Regra e Estatutos, da Confraria dedicando-se a esta tarefa com fervor e zelo, como se fazia necessário devido a importância social e religiosa da mesma.

Humilde e manso, foi para todos um exemplo de oração, generosidade e fidelidade no serviço à Deus. Distinguiu-se por um grande e profundo amor à Eucaristia, centro de sua vida apostólica.

Foi mestre de noviciado do Beato Batista Mantovano, grande poeta e teólogo carmelitano, que fala dele como “um santo guia e mestre espiritual”.

Foi beatificado pelo Papa Pio X a 18 de Março de 1909.

• Conversão de S. Paulo, Apóstolo – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos. L1: At 22, 3-16 ou At 9, 1-22; Sal 116, 1. 2 Ev: Mc 16, 15-18 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Aniversário da fundação da Congregação da Missão. * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – Conversão de S. Paulo, Apóstolo – SOLENIDADE * 8º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos. * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – I Vésp. dos Santos Fundadores da Ordem.

Ter. Jan. 25
Conversão de São Paulo