Beata Francisca de Amboise

Sexta-feira, 05 Novembro 2021por Visualizações : 3695

05 11 Beata Francisca de AmboiseBeata Francisca de Amboise, nasceu em Thouars (França) em 28 de Setembro de 1427, filha do visconde Luís e da baronesa Maria de Rieux. Faleceu a 4 de Novembro de 1485. Aos quatro anos, Francisca foi prometida esposa de Pedro, filho do duque da Bretanha. A sua futura sogra, Juana, irmã do rei Carlos VII de França, imprimiu na alma da Beata Francisca de Amboise um espírito profundamente cristão.

Em 1450, na catedral de Reims, Francisca de Amboise foi coroada como Duquesa de Bretanha juntamente com seu esposo, Pedro. De comum acordo com ele, decidiram conservar-se castos e oferecer à alta sociedade um modelo de lar cristão com a prática assídua de excelsas virtudes. Juntos (Francisca de Amboise e o seu marido Pedro) consagraram-se à Virgem Maria em seu santuário de Folgoët, onde deixaram fundada uma missa para ser celebrada todos os sábados.
Francisca de Amboise soube travar os excessos da moda feminina na corte e dedicou-se particularmente a obras de piedade e caridade. Todos as quartas-feiras sentava a sua mesa 11 donzelas pobres; no dia de Natal escolhia uma criança pobre e vestia-a com trajes novos hospedando a criança como representante do Menino Jesus; na quinta-feira santa lavava os pés a doze pobres e oferecia-lhes um traje novo.
Francisca de Amboise trabalhou tanto em favor da religião católica que, segundo diz um historiador, “Deus se serviu desta jovem para realizar uma reforma geral na Bretanha e para fazer reflorescer, depois de tantas desgraças e misérias, um século de Ouro”. Morto seu esposo e conhecedora a fundo das misérias da corte, Francisca de Amboise resolveu fazer-se monja de clausura. Mil dificuldades lhe apareceram; Luís Xl, rei de França, pôs em jogo todos os meios para que Francisca desistisse, mas tudo foi em vão, e o monarca acabou de se desenganar quando ela no ato de receber a comunhão, fez em alta voz o voto de castidade.
Depois de um providencial encontro com o Beato João Soreth ( falecido no ano de 1471), ao saxão Prior Geral dos carmelitas, Francisca decidiu ingressar entre as monjas carmelitas de clausura.
Junto com um grupo de carmelitas vindas de Bélgica, iniciou Francisca a sua vida religiosa no convento de Bondón, fundado por ela mesma. Francisca de amboise renunciou a seus títulos e não quis trato nem distinção especial, mas sim ser considerada como “Humilde serva de Cristo”. Desde então o seu grande empenho foi o de fazer efetiva a sua total entrega a Deus.
Nomeada prioresa pela comunidade, a Beata Francisca teve que se dirigir mais tarde com o mesmo título a um novo convento, fundado também por ela perto de Nantes. No exercício deste cargo alimentava o espírito de suas religiosas com sábias “Exortações”, que foram publicadas mais tarde. Francisca de Amboise era exemplar em todas as virtudes, destacando-se por seu espírito de oração e penitência. Insistiu sempre na prática do silêncio, a obediência e a pobreza. Introduziu a comunhão frequente e uma estrita clausura.
O seu culto foi reconhecido pelo Papa Pio IX em 16 de Julho de 1867.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação