Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Todos os Santos

Segunda-feira, 01 Novembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 2213

01 11 Todos os SantosNo dia 1 de Novembro, a Igreja celebra a solenidade de Todos os Santos. No século IV, as Igrejas do Oriente foram as primeiras a promover uma celebração conjunta de todos os santos. No Ocidente, corria o ano de 610, quando o Papa Bonifácio IV introduziu a 13 de Maio, uma celebração dedicada à Santíssima Virgem e a todos os mártires, que passou a ser celebrada anualmente nessa data (13 de Maio). No ano de 835 o Papa Gregório IV transferiu esta celebração para o dia 1 de Novembro. Assim desde o ano de 835 que celebramos a Solenidade de Todos os Santos.

Mas quem são afinal todos os santos? Conhecemos os nomes de todos eles?

 

No Livro do Apocalipse,  no capítulo 5, versículo 11, São João afirma que há uma multidão incontável de santos: “Então reparei e também ouvi a voz de grande multidão de anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhares de milhares e de milhões e milhões”. Porém, nem todos estes santos chegarão a ser canonizados pela Igreja; então, esta solenidade (Todos os Santos) existe para recordar todos os fiéis que estão no céu, sejam ou não canonizados pela Igreja.

São esses nossos irmãos e irmãs, de diferentes estados de vida, diferentes idades e raças, que nós acreditamos que já contemplam a face do Senhor e já estão nesta dimensão triunfante da Igreja. Assim esses são os que celebramos na Solenidade de Todos os Santos.

Mas essa festa existe também, para recordarmos que todos nós somos chamados ao Reino Celestial, cada um de nós deve procurar viver a vida em santidade.

Assim como muitos fiéis costumam celebrar o seu santo de devoção e pedir a sua intercessão, especialmente no dia dedicado a eles, no primeiro dia de novembro, é possível pedir a intercessão de todos os santos.

Santos canonizados ao longo da história da Igreja, e também no século XXI, como João Paulo II, são prova de que a vocação à santidade é possível. Não é algo estranho, impossível a realizar, com a graça e a ajuda de Deus conseguimos alcançar essa meta. Por isso não devemos desistir de percorrer esse caminho que nos leva à santidade e a Deus.

Na sua oração peça a todos os santos a sua ajuda e intercessão e siga o exemplo daqueles que conhece.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício do domingo (Semana III do Saltério). Te Deum. + Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical. L 1 Jonas 3, 1-5. 10; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 L 2 1 Cor 7, 29-31 Ev Mc 1, 14-20 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Domingo da Palavra de Deus. * Na Ordem da Visitação de Santa Maria – S. Francisco de Sales – SOLENIDADE * 7º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos. * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – I Vésp. da Conversão de S. Paulo. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. Jan. 24
São Francisco de Sales
Seg. Jan. 25
Conversão de São Paulo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18