Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santos Alípio e Possídio

Domingo, 16 Maio 2021por Visualizações : 1831

16mai ss. alipio e possidioSanto Alípio nasceu em Tagaste (hoje Souk Ahras, Argélia) no seio duma família pagã abastada depois do ano 354 e morreu em Hipona no ano de 430.

Santo Alípio era pequeno em estatura, mas virtuoso e com sentido de humor forte.

Foi amigo pessoal de Santo Agostinho (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/28/20411/-/santo-agostinho.html) e alguns anos mais novo do que este. Santo Agostinho foi professor de Santo Alípio em Tagaste e depois em Cartago.

Santo Alípio foi afastado pelo seu amigo, Santo Agostinho da sua paixão pelos jogos do circo.

Em Roma Santo Alípio foi assessor de Santo Agostinho e resistiu vigorosamente às reivindicações de um senador poderoso que tentou induzi-lo a cometer ilegalidades. Retiraram-se depois para Cassiciaco onde foram batizados a 25 deabril de 387. No ano seguinte, Santo Alípio voltou a África e a Tagaste e retirou-se com os amigos para a vida cenobítica, onde ficou por três anos.

No ano de 391 Santo Alípio seguiu Santo Agostinho para o mosteiro de Hipona. Pouco tempo depois, ele viajou para o Oriente e tornou-se amigo de São Jerónimo.

Santo Alípio foi eleito bispo de Tagaste, quando Santo Agostinho ainda era um padre, brilhou na Igreja da África como um reformador do clero, professor do monaquismo e defensor da fé contra os donatistas e os pelagianos.

Em 411 Santo Alípio participou da Conferência de Cartago, e estava entre os sete bispos católicos que apoiaram disputas com os donatistas.

Em 416 ele participou no Conselho de Milevi (Numídia), e em 418, por encargo do Papa Zózimo, ele foi para Cesareia na Mauritânia para assuntos eclesiásticos, tomar parte na disputa com Agostinho Emérito, bispo donatista.

Presume-se que ele estava em Hipona pela morte de Santo Agostinho, e que morreu também no mesmo ano 430.

 

 

São Possídio era de origem humilde e mais novo que Santo Alípio. De sua infância nada se sabe, nem mesmo o lugar ou data do seu nascimento. Em 391 São Possídio entrou para o mosteiro laico de Hipona, onde recebeu a sua primeira educação e estreitou laços com Santo Agostinho, que, sem alcançar a intimidade de Alípio, durou até a morte com afetuosa e profunda amizade.

Por volta do ano 400, foi eleito bispo de Calama, uma cidade da Numídia (atual Argélia).

São Possídio participou no Concílio anti donatista de Cartago de 403 a 407 e na grande conferência realizada em Cartago, no ano de 411, entre católicos e donatistas. São Possídio foi submetido a sérias violências, e correu riscos também pelos pagãos quando os contrastes surgiram em Calama.

No ano de 428 Calama foi devastada pelos bárbaros e São Possídio refugiou-se em Hipona, perto de Santo Agostinho. Assistiu ao falecimento de seu professor e amigo, e escreveu a sua capítulos da biografia.

Depois disso regressou por pouco tempo a Calama, deixando depois de se saber o que terá acontecido com São Possídio.

 

Santo Alípio e São Possídio rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18