Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Madalena de Canossa

Sábado, 08 Maio 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 651

8mai s. madalena de canossaSanta Madalena de Canossa nasceu a 1 de março de 1774 e faleceu a 10 de abril de 1835.

Santa Madalena de Canossa nasceu no seio de uma família nobre e rica e era a terceira de seis irmãos. Quando Santa Madalena de Canossa tinha cinco anos, o seu pai faleceu e a sua mãe abandonou os filhos para se casar de novo. Santa Madalena de Canossa e os irmãos foram deixados num orfanato com péssimas condições. Devido às condições do orfanato Santa Madalena de Canossa adoecia com frequência.

Quando tinha 17 anos e atraída pelo amor de Deus, Santa Madalena Canossa tenta por duas vezes ingressar no Carmelo a fim de se consagrar a Deus. Contudo o Espírito Santo solicita-a interiormente a percorrer um caminho novo: deixar-se amar por Jesus. Percebendo que o ingresso no Carmelo não era a sua vocação Santa Madalena Canossa regressa à família.

Entretanto emancipada Santa Madalena de Canossa, teve condições jurídicas de assumir o controle do enorme patrimônio familiar do qual ela e seus irmãos eram herdeiros, inserindo-se na vida do Palácio Canossa e começa a administrar os bens da família. Nessa missão, Santa Madalena de Canossa descobriu-se excelente administradora e dona de um excecional tino para os negócios, o que surpreendeu muita gente. Sua vocação para a vida religiosa, porém, permaneceu firme em seu coração. Por causa disso, nunca demonstrou interesse pelo matrimônio

Com empenho e dedicação, Santa Madalena de Canossa cumpre seus deveres quotidianos e amplia seu círculo de amizades, permanecendo aberta à ação misteriosa do Espírito.

A situação política e social da Itália por volta de 1800, com influência da revolução francesa e governos de imperadores estrangeiros na Itália levaram este país a cair em grave situação económica, favorecendo o surgimento de um grande número de pobres bem como de crianças abandonadas. No meio dessa crise, no ano 1801, bateram à porta do palácio da família da santa duas adolescentes, à procura de abrigo. Santa Madalena acolheu-as. Logo apareceram outras e ela percebeu nesses acontecimentos o chamado de Deus para a sua vida.

Em pouco tempo, Santa Madalena de Canossa tinha transformado grande parte do palácio de sua família numa comunidade de mulheres caridosas e religiosas que se dispunham a cuidar das meninas abandonadas e carentes de tudo. Seus familiares, porém, não aprovavam esta conduta e a situação ficava, por vezes, tensa.

Em 1808, superadas as últimas resistências de sua família, Santa Madalena de Canossa deixa definitivamente o palácio da família para dar início, no bairro mais pobre de Verona, àquela que interiormente reconhece ser a vontade do Senhor: servir aos homens mais necessitados com o coração de Cristo! Para isso, Santa Madalena de Canossa fundou a Congregação das Filhas da Caridade, cujas religiosas seriam formadas como educadoras e evangelizadoras de crianças e adolescentes carentes. Santa Madalena de Canossa escreveu as Regras de Vida da nova Congregação em 1812. 

Entre 1819 e 1820 a Instituição das Filhas da Caridade obtém a aprovação eclesiástica nas várias Dioceses onde as Comunidades existem. Sua Santidade, o Papa Leão XII aprova a Regra do Instituto com o Breve Si Nobis em 23 de dezembro de 1828.

Perto do fim de sua vida, depois de repetidas tentativas falidas com D. Antonio Rosmini e D. Antonio Provolo, a santa consegue dar andamento ao Instituto masculino, que havia já projetado no seu primeiro Plano de Caridade. Assim no dia 23 de maio de 1831 abre em Veneza o primeiro oratório dos Filhos da Caridade para a formação cristã dos jovens e adultos, confiando-o ao Sacerdote veneziano D. Francesco Luzzo, auxiliado por dois leigos de Bérgamo: Giuseppe Carsana e Benedetto Belloni.

Faleceu numa sexta-feira santa, a 10 de abril de 1835 na cidade de Verona com apenas 61 anos.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1988.

 

Santa Madalena Canossa rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Brígida, religiosa, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 Gal 2, 19-20; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9. 10-11 Ev Jo 15, 1-8 * Na Diocese de Viseu – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA * Na Ordem Franciscana (II Ordem) – B. Cunegundes, religiosa, da II Ordem – MF * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Jul. 23
Santa Brígida

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18