Nossa Senhora Medianeira de todas as graças

Sábado, 08 Maio 2021por Visualizações : 1826

8mai n. sra. medianeira das gracasNossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é invocada na Igreja Católica desde tempos imemoriais. Este título atribuído a Nossa Senhora, tem o seu significado mais profundo ligado fundamentalmente à sua participação no mistério da Encarnação do Verbo de Deus, a Graça incriada e eterna, e no mistério Paixão, Morte e Ressurreição de seu Filho Jesus Cristo. No entanto, este título também está ligado à mediação materna de Maria Santíssima na vida da Igreja e consequentemente também na de cada um de nós em particular.

Na idade média encontramos uma série de teólogos fala explicitamente na mediação e na corredenção de Nossa Senhora.

Um experiente teólogo conhecido apenas por Arnaldo diz-nos que no calvário “Havia dois altares: um no coração de Maria e outro no corpo de Jesus. Enquanto o Cristo imolava sua carne, Maria imolava sua alma”.

No dia 22 de março de 1918, o então Papa Bento XV classicamente expressa a doutrina da corredenção de Maria na encíclica “ Intersodalícia”, que diz: “de tal modo Maria padeceu e quase morreu com seu filho paciente e moribundo; de tal modo renunciou ao seus direitos maternos, e, para aplacar a justiça divina, concorreu quanto estava ao seu alcance para a imolação de seu filho, que justamente se pode dizer que com Cristo resgatou o gênero humano”. Três anos depois em 1921 o Papa Bento XV, instituiu a festa de Nossa Senhora, Medianeira de Todas as Graças. É a confiança da Igreja na mediação de Maria Santíssima junto a seu Filho Jesus Cristo Redentor, para todas as pessoas que a ela recorrem. Por isso essa devoção se difundiu rapidamente por todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Agradeço-vos, meu Deus, o novo dia que para mim desponta.

Pelas mãos de Maria, Medianeira de todas as Graças, minha Mãe do Céu, aceitai as minhas alegrias e dores, minhas esperanças e desenganos, minhas folgas e meu trabalho, em remissão de meus pecados, para a felicidade do meu próximo e pelas almas do purgatório.

Fazei Senhor, que aumente em minha alma, o amor de Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a mim mesmo.

Faço a intenção de lucrar todas as Indulgências aplicadas a meus atos de piedade nesse dia, a fim de que a sinceridade e a bondade de meu coração, caracterizem todos os meus pensamentos, todas as minhas palavras e todas as minhas obras. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, rogai por nós que recorremos a vós.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Magno das Órcades
Santa Bernardette