Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Maria de São José Alvarado

Sexta-feira, 07 Maio 2021por Visualizações : 1835

7mai b. maria alvaradoBeata Maria de São José Alvarado nasceu a 25 de abril de 1875 em Choroni, Aragua (Venezuela) e faleceu a 2 de abril de 1967 em Maracay (Venezeuela). Beata Maria de São José Alvarado era filha Coronel Clemente Alvarado e de Dona Margarida Cardozo, de quem herdou o seu amor fervoroso a Cristo e à Eucaristia.
Foi batizada com o nome de Laura Evangelista Alvarado Cardozo. Beata Maria de São José Alvarado iniciou seus estudos no seu povoado natal de Choroni, porém em idade que desconhecemos mudou-se com a família para Maracay, onde terminaria os seus estudos.
Desde menina que a Beata Maria de São José Alvarado sentia inclinação para a vida contemplativa, mas não existia na Venezuela convento algum de clausura e seu pai não a permitiu sair do país.
No dia 8 de dezembro de 1888 quanto tinha 13 anos de idade, beata Maria de São José Alvarado recebeu a Primeira Comunhão. Em 1892, aos dezassete anos, foi-lhe imposto o santo escapulário da Virgem do Carmo e a beata Maria de São José Alvarado pediu permissão ao seu confessor para e no dia 8 de dezembro desse ano de 1892 fez o voto de perpétua virgindade. Antes de cumprir 18 anos, se dedicava à preparação de crianças para a Primeira Comunhão.
Desde então Beata Maria de São José Alvarado não teve outro ideal senão o da santidade: “Quero ser santa, mas santa de verdade”; “Jesus meu, o ideal que persigo és tu e só tu”.
No ano seguinte (1893) o sacerdote Justo Vicente López Aveledo fundou a Sociedade das Filhas de Maria e beata Maria de São José Alvarado passa a formar parte dela, renovando assim os seus primeiros votos.
Beata Maria de São José Alvarado desde muito jovem trabalhava como voluntária em hospitais. O seu caráter espiritual fica evidente em situações difíceis, como por ocasião do falecimento do seu pai. Antes de ele morrer beata Maria de São José Alvarado roga a Deus lhe conceda a graça de que seu pai receba a Extrema Unção e contraia matrimónio com sua mãe, pois estes não eram casados. O Sr. Clemente aceita receber estes sacramentos.
Em resposta à graça concedida por Deus, a beata prometeu guardar jejum perpétuo, o qual durou dez anos, até que o Padre Vicente López a dispensou disto.
Em 1897, começou a trabalhar voluntariamente no Hospital São José de Maracay, Estado Aragua, fundado pelo presbítero Vicente López. Daí em diante, assessorada por seu diretor espiritual, o Padre López Acevedo, a beata Maria de São José Alvarado dedicou-se ao serviço dos mais pobres.
Em 1899, pouco antes de cumprir 24 anos, a beata recebeu do Pe. López a direção e a administração do hospital. Em 1900 ou 1901, por causa do seu trabalho, junto com outras voluntárias que desempenhavam o mesmo ofício, foi consagrada como irmã hospitalária agostiniana, adotando o nome de Irmã Maria de São José.
Em 1901, junto com seu diretor espiritual e quatro leigas, a beata Maria de São José Alvarado fundou (com a aprovação de São Pio X), a Congregação "Irmãs Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus", na Venezuela, e tornou-se Superiora Geral da comunidade, com a finalidade de ajudar as meninas abandonadas, e os idosos pobres.
Madre Maria de São José Alvarado criou também a Casa “Doutor Gualdron” no ano de 1901 e, em 2 de setembro de 1945, o Instituto Madre Maria, que após a sua morte foi cedido à Arquidiocese de Barquisimeto por sua Congregação. Ambas as obras dedicadas à educação.
A beata Maria de São José Alvarado faleceu a 2 de abril de 1967 na Casa Imaculada Conceição, em Maracay.
Foi beatificada a 7 de maio de 1995 pelo Papa João Paulo II.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18