Beata Maria de São José Alvarado

Sexta-feira, 07 Maio 2021por Visualizações : 1835

7mai b. maria alvaradoBeata Maria de São José Alvarado nasceu a 25 de abril de 1875 em Choroni, Aragua (Venezuela) e faleceu a 2 de abril de 1967 em Maracay (Venezeuela). Beata Maria de São José Alvarado era filha Coronel Clemente Alvarado e de Dona Margarida Cardozo, de quem herdou o seu amor fervoroso a Cristo e à Eucaristia.
Foi batizada com o nome de Laura Evangelista Alvarado Cardozo. Beata Maria de São José Alvarado iniciou seus estudos no seu povoado natal de Choroni, porém em idade que desconhecemos mudou-se com a família para Maracay, onde terminaria os seus estudos.
Desde menina que a Beata Maria de São José Alvarado sentia inclinação para a vida contemplativa, mas não existia na Venezuela convento algum de clausura e seu pai não a permitiu sair do país.
No dia 8 de dezembro de 1888 quanto tinha 13 anos de idade, beata Maria de São José Alvarado recebeu a Primeira Comunhão. Em 1892, aos dezassete anos, foi-lhe imposto o santo escapulário da Virgem do Carmo e a beata Maria de São José Alvarado pediu permissão ao seu confessor para e no dia 8 de dezembro desse ano de 1892 fez o voto de perpétua virgindade. Antes de cumprir 18 anos, se dedicava à preparação de crianças para a Primeira Comunhão.
Desde então Beata Maria de São José Alvarado não teve outro ideal senão o da santidade: “Quero ser santa, mas santa de verdade”; “Jesus meu, o ideal que persigo és tu e só tu”.
No ano seguinte (1893) o sacerdote Justo Vicente López Aveledo fundou a Sociedade das Filhas de Maria e beata Maria de São José Alvarado passa a formar parte dela, renovando assim os seus primeiros votos.
Beata Maria de São José Alvarado desde muito jovem trabalhava como voluntária em hospitais. O seu caráter espiritual fica evidente em situações difíceis, como por ocasião do falecimento do seu pai. Antes de ele morrer beata Maria de São José Alvarado roga a Deus lhe conceda a graça de que seu pai receba a Extrema Unção e contraia matrimónio com sua mãe, pois estes não eram casados. O Sr. Clemente aceita receber estes sacramentos.
Em resposta à graça concedida por Deus, a beata prometeu guardar jejum perpétuo, o qual durou dez anos, até que o Padre Vicente López a dispensou disto.
Em 1897, começou a trabalhar voluntariamente no Hospital São José de Maracay, Estado Aragua, fundado pelo presbítero Vicente López. Daí em diante, assessorada por seu diretor espiritual, o Padre López Acevedo, a beata Maria de São José Alvarado dedicou-se ao serviço dos mais pobres.
Em 1899, pouco antes de cumprir 24 anos, a beata recebeu do Pe. López a direção e a administração do hospital. Em 1900 ou 1901, por causa do seu trabalho, junto com outras voluntárias que desempenhavam o mesmo ofício, foi consagrada como irmã hospitalária agostiniana, adotando o nome de Irmã Maria de São José.
Em 1901, junto com seu diretor espiritual e quatro leigas, a beata Maria de São José Alvarado fundou (com a aprovação de São Pio X), a Congregação "Irmãs Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus", na Venezuela, e tornou-se Superiora Geral da comunidade, com a finalidade de ajudar as meninas abandonadas, e os idosos pobres.
Madre Maria de São José Alvarado criou também a Casa “Doutor Gualdron” no ano de 1901 e, em 2 de setembro de 1945, o Instituto Madre Maria, que após a sua morte foi cedido à Arquidiocese de Barquisimeto por sua Congregação. Ambas as obras dedicadas à educação.
A beata Maria de São José Alvarado faleceu a 2 de abril de 1967 na Casa Imaculada Conceição, em Maracay.
Foi beatificada a 7 de maio de 1995 pelo Papa João Paulo II.

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco