Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Mafalda

Domingo, 02 Maio 2021por Visualizações : 1696

2mai beata mafaldaBeata Mafalda nasceu no ano de 1195 ou 1196 e faleceu a 1 de maio de 1257 no Mosteiro de Arouca (Portugal).

Beata Mafalda foi batizada com o nome Mafalda Sanches e era filha de D. Sancho I (1154-1211) segundo rei de Portugal e de D. Dulce. D. Sancho I faleceu em 1211 e deixou a regência aos cuidados da rainha viúva e o poder efetivo ao ministro Nunez de Lara. Seu pai Sancho l faleceu em 1211. Quando a mãe da Beata Mafalda assumiu o trono influenciada pelo ministro Nunez de Lara, (homem astuto que queria governar), D. Dulce estreita o relacionamento com o reino de Castela (Espanha). Este bom relacionamento deveria ser selado com um matrimónio, e o ministro Nunez de Lara decide que Mafalda deve esposar Henrique I de Castela, que era um rapaz mais jovem do que ela. Entretanto Henrique I de Castela morre prematuramente e o casamento é anulado pelo Papa Inocêncio III (segundo algumas fontes porque o casamento não foi consumado, segundo outras porque Beata Mafalda e Henrique I eram parentes).

Beata Mafalda escolheu então o recolhimento da vida do claustro retirando-se no Mosteiro de Arouca. Vendo ali muitas coisas a restaurar, decidiu chamar monjas cistercienses para reformar o convento beneditino em crise. Ela mesma tomou o hábito da Ordem de Cister.

Depois, com todos os seus bens, Beata Mafalda cria hospitais e casas religiosas nos territórios devastados pela guerra, participando do grandioso esforço coletivo para restabelecer a vitalidade das regiões abandonadas. Deixou o mosteiro somente para uma peregrinação à cidade do Porto, onde a sua avó (Mafalda de Sabóia) havia iniciado a construção de uma catedral. Quando Beata Mafalda amadureceu na vida religiosa, foi eleita superiora do mosteiro de Arouca e exerceu esta função por alguns anos. Nesse tempo, por causa de sua grande cultura e sabedoria, ela conseguiu levar as irmãs a uma vida religiosa mais profunda, mais rica e mais de acordo com a regra cisterciense.

O mosteiro floresceu sob a coordenação de Beata Mafalda e tornou-se famoso pela caridade que exercia com os pobres. Depois, quando terminou o seu mandato, Beata Mafalda recolheu-se à sua vida simples de freira obediente e de profunda vida de oração.

Beata Mafalda morreu no Mosteiro de Arouca a 1 de maio de 1257 numa total humildade, deitada sobre cinzas e com o cilício.

Foram beneficiados por sua distribuição testamentária os mosteiros de Arouca, Tuias, São Tirso, Paço de Sousa, Vila Boa do Bispo e Alcobaça, mais as Ordens do Templo, Hospital e Avis, Dominicanos do Porto e as sés do Porto e Lamego.

Logo são relatados milagres ocorridos próximo de seu túmulo. Uma exumação feita em 1617 mostra seu corpo ainda intacto.

Foi beatificada em março de 1792 pelo Papa Pio VI.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação
Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18