Beato Bento de Urbino

Sexta-feira, 30 Abril 2021por Visualizações : 3098

30Abr B. Bento de UrbinoBeato Bento de Urbino nasceu a 23 de setembro de 1560 em Urbino (Itália) e faleceu a 30 de abril de 1625 em Fossombrone (Itália). Beato Bento de Urbino nasceu no seio de uma família nobre e foi batizado com o nome de Marcos. Ficou órfão aos 10 anos de idade. Profundamente inteligente e com gosto pelo estudo, Beato Bento de Urbino foi enviado, primeiro para Perusa, e depois para Pádua onde se doutorou em Direito aos 22 anos.

Beato Bento de Urbino passou a viver em Roma na corte do Cardeal João Jerónimo Albani, porém devido a questões familiares teve de se afastar.

Aos 23 anos Beato Bento de Urbino pediu para entrar para a Ordem dos Capuchinhos. A sua constituição frágil e delicada criou-lhe grandes obstáculos, que conseguiu vencer graças à sua insistência e devido às suas qualidades morais. Dois anos depois em 1585, foi admitido à profissão na Ordem dos Capuchinhos adotando o nome de Frei Bento de Urbino. Completados os estudos sacerdotais, foi ordenado presbítero (sacerdote). Frei Bento de Urbino dedicou-se com grande fervor de espírito e simplicidade de palavra à pregação, e a todos atraía pela sua modéstia, por uma grande alegria de espírito unida à oração constante, à pobreza e austeridade.

Em 1599 Beato Bento de Urbino foi escolhido para integrar o grupo de capuchinhos enviados à Boémia, situada na Europa Central, sob a direção de São Lourenço de Brindes (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/21/78070/-/s%C3%A3o-louren%C3%A7o-de-brindes.html) para aí defender e difundir a fé católica no meio dos Ussitas e Luteranos. Beato Bento de Urbino exerceu, ali, uma qualificada e prodigiosa atividade que teve de interromper por motivos de saúde e pela dificuldade em falar a língua local.

Beato Bento de Urbino regressou então a Itália onde retomou o apostolado, tendo como preferidos os lugares e as pessoas mais humildes e mais pobres. Dedicou-se também à educação da juventude e viveu uma vida de ascese (prática que visa o desenvolvimento espiritual). Beato Bento de Urbino foi depois escolhido Guardião e posteriormente Definidor da sua Província.

Extremamente humilde, Beato Bento de Urbino fugia de tudo aquilo que pudesse trazer-lhe motivo de honra ou de glória. A sua meditação preferida era a Paixão de Jesus. Amava a Virgem Maria com ternura filial, preparando-se sempre para as suas festas com uma novena de orações e de jejum. A sua oração era contínua. Sendo Guardião, jamais dispensou os seus irmãos das duas horas de meditação.

Com paciência e resignação, Beato Bento de Urbino suportou as doenças que martirizavam o seu frágil corpo, ao ponto de ficar reduzido a pele e ossos. Flagelava-se com disciplinas de ferro e levava apertado à cintura o cilício. Era extremamente frugal na sua alimentação, viajava a pé e descalço. Beato Bento de Urbino dormia muito pouco e consagrava horas sem conta à oração, à pregação e ao confessionário.

Beato Bento de Urbino faleceu na tarde do dia 30 de abril de 1625 no Convento de Montesacro em Fossombrone.

Foi beatificado a 15 de janeiro de 1867 pelo Papa Pio IX.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 13, 26-33; Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 Ev Jo 14, 1-6 * Na Ordem Agostiniana (FESTA), na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (MF), na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho (FESTA), na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver (Padroeira principal – FESTA), nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (Padroeira secundária – FESTA) e na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli (solenidade) – Santa Maria, Mãe do Bom Conselho. * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – Santa Maria do Bom Conselho – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Transladação das relíquias de S. Vicente de Paulo – MF

Nossa Senhora de Montserrat
Santo Estêvão de Perm