Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Pedro de São José Betancur

Segunda-feira, 26 Abril 2021por Visualizações : 5016

26Abr Pedro de San Jose BetancurSão Pedro de São José Betancur nasceu 19 de março de 1626 em Villaflor (Tenerife) e faleceu a 25 de abril de 1667 em Antigua (Guatemala).

São Pedro de São José Betancur nasceu no seio duma família cristã e era filho de Amador González Betancur de la Rosa e Ana Garcia sendo batizado apenas com dois dias de idade.

A infância de São Pedro de São José Betancur foi passada em Villaflor. O santo era um menino modesto, calmo, mas poderosamente construído por seu trabalho no campo. Desde cedo São Pedro de São José Betancur apresentava uma predileção pelas coisas de Deus, orando o tempo todo, mesmo no campo cuidando das cabras de seu pai.

A família de São Pedro de São José Betancur não tinha dinheiro e o seu pai era dono de terras e ovelhas, que perdeu nas mãos de um agiota (pessoa que empresta dinheiro ilegalmente e que cobra juros altíssimos). Aos 23 anos São Pedro de São José Betancur deixou Tenerife e, depois de 2 anos, chegou à Guatemala. São Pedro de São José Betancur começou a viver na Guatemala como se esta fosse essa a sua pátria, e depressa captou a simpatia das famílias do lugar, que desejavam a presença do santo nas suas casas, pela sua afabilidade e interesse pela situação de cada um.

São Pedro de São José Betancur ajudou pobres, doentes, órfãos e moribundos, e foi um precursor dos Direitos Humanos.

Por dificuldades nos estudos, não conseguiu ser sacerdote, não foi membro de uma Ordem religiosa, o que o convenceu de que Deus o chamava à santidade por outro caminho; seguiu o da caridade, tornando-se um verdadeiro apaixonado pelos pobres por amor a Cristo. Sincero e humilde, mas de um singular intuição e prática na vida, soube reconhecer Deus e encontrar Cristo nas ruas da cidade. Os seus compatriotas chegavam em busca de poder e de riquezas; ele procurou as suas honras na catequese, na oração e no alívio dos sofrimentos humanos dos pobres. Essa era a sua ambição, que realizava “sempre ocupado em obras de misericórdia”, aliviando o sofrimento do seu Salvador nas cruzes dos mais pobres.

Peregrino e contemplativo, São Pedro de São José Betancur traçou um itinerário de lugares de oração, de recolhimento e de contemplação, para que aqueles povos pudessem gozar de momentos de contato com o Senhor. Por isso, não nos admiremos de que ele fosse um “leigo fundador de uma Ordem religiosa”. Assim se expressam os Bispos da Guatemala em Carta Pastoral, escrita a propósito da sua canonização.

Tendo vestido o hábito da Terceira Ordem da Penitência franciscana, continuou a sua vida na prática das obras de caridade, consolidando a sua devoção a Maria; rezava o terço na Capela da casa com os escravos, os mais simples, sem deixar de se retirar para o “seu” Calvário (tinha-o construído com as suas próprias mãos), pelos pátios da Pousada de Belém. Alguns deixaram-se seduzir pelo seu exemplo e congregou à sua volta os que julgou idôneos para dar cumprimento aos seus desejos. Com eles acerta uma vida regular de oração e austeridade que, ao trabalho com os pobres, uniam uma espiritualidade muito rica de fidelidade a Deus e vida comunitária. Assim nasceu a Ordem Betlemita, fundada na Guatemala e ainda hoje viva naqueles meios, ao serviço das pessoas mais humildes e sem lar.

São Pedro de São José Betancur foi canonizado a 30 de julho de 2002 pelo Papa João Paulo II.

 

São Pedro de São José Betancur rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18