Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Maria Eufrásia Pelletier

Sábado, 24 Abril 2021por Visualizações : 3873

28Abr S. Maria Eufrasia PelletierSanta Maria Eufrásia Pelletier nasceu a 31 de julho de 1796 em Noirmoutier-en-l'Île (França) e faleceu a 24 de abril de 1868 em Angers (França). Santa Maria Eufrásia Pelletier era a última de oito filhos do piedoso e caritativo médico Juliano Pelletier e de Ana Amada Mourain. Foi batizada com o nome Rose-Virginie Pelletier

Santa Maria Eufrásia Pelletier quando criança ficava muito impressionada com a Fé profunda dos seus pais em plena Revolução Francesa. Desfrutava das belezas da sua ilha-prisão, mas o viver numa família carinhosa não ocultava o lado sério da vida: traficantes de escravos na costa, morte inesperada do pai quando tinha 10 anos, ida para um internado fora da ilha e a perda da sua mãe quando ainda era uma jovem. Santa Maria Eufrásia Pelletier foi educada pelas Ursulinas de Chavagne, e mais tarde frequentou o Instituto da Associação Cristã de Tours.

Na escola de Tours, Santa Maria Eufrásia Pelletier ouviu falar do Convento do Refúgio, pertencente a uma Congregação que São João Eudes havia fundado em 1641, para resgatar mulheres decaídas e proteger meninas e jovens órfãs. A Congregação chamava-se Instituto de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio ou do Bom Pastor.

A santa sentiu-se atraída pela Congregação e entrou no noviciado em 1814. A 9 de setembro de 1817, fez os quatro votos de profissão de fé do Instituto, dos quais o quarto é dedicar-se com zelo à sal­vação das almas e adotou o nome de Maria de Santa Eufrásia. A Congregação, aprovada pelo Papa Alexandre VII, no ano de 1666, tinha-se desenvol­vido muito lentamente e passados mais de cem ano quando re­bentou a Revolução, contava apenas sete casas na França.As religiosas tinham-se disper­sado ou partiram para o exterior, esperando que a tormenta findasse. A casa de Tours, aquela na qual Santa Maria Eufrásia Pelletier tinha entrado, reabriu em 1806. A comunidade era pouco numerosa e, salvo algumas noviças, compunha-se de religiosas prematuramente gastas pelos horrores por que tinham passado. Foi a este corpo edificante e fraco ao mesmo tempo, que a Irmã Maria de Santa Eufrásia trouxe o vigor da sua juventude. A diretora culti­vava-a com um cuidado particular e por vezes deixava escapar a sua admiração, dizendo: “Ela fará um dia grandes coisas”. Enquanto noviça Santa Maria Eufrásia Pelletier distinguia-se por uma grande candura e uma perfeita sim­plicidade aliada a uma certa madu­reza de juízo tão rara nessa idade. Especializou-se na virtude de obe­diência.

Durante algum tempo a jovem professora exerceu o cargo de mes­tra das penitentes. A jovem Santa Maria Eufrásia Pelletier tinha também “cora­ção”, e nisto estava o seu segredo.

Santa Maria Eufrásia Pelletier compreendera o quão penoso era para muitas jovens entrar para o Refúgio, e encontrar-se diante de mestras contra as quais sentiam antipatia ou tinham preconceitos. Esforçava-se por isso em ser muito amável com as recém-chegadas, ro­deando-as de atenções que mostra­vam às jovens que as respeitava apesar dos seus defeitos. Santa Maria Eufrásia Pelletier cedo aprendeu que as feridas da alma de­vem ser tratadas com tanta delica­deza como as chagas do corpo. Nunca fazia alusão à vida passa­da das suas protegidas. E nunca fa­lava dos seus desvarios. Pelo con­trário, desejava vê-las tratadas com essa cortesia que tem tanto poder sobre corações muitas vezes endure­cidos.

Em 1825 era necessário eleger uma nova Superiora. A Irmã Ma­ria de Santa Eufrásia contava então 29 anos de idade, onze anos, portan­to menos do que era necessário pa­ra ser escolhida, segundo as regras da Ordem. Contudo foi eleita superiora por unanimidade de votos e obteve dis­pensa de idade pela autoridade eclesiástica.

Um dos primeiros atos de Santa Maria Eufrásia como superiora foi criar a fundação das Ma­dalenas. Seriam estas almas recon­quistadas, desejosas de consagrar a vida à oração e à penitência. Pela regra de São João Eudes não po­deriam vestir o hábito branco de Nossa Senhora da Caridade. Por outro lado, era difícil obter a sua admissão noutras comunidades. Santa Maria Eufrásia Pelletier di­rigiu-se então às Carmelitas que, com grande caridade, lhe enviaram a sua regra e o seu hábito. A nova obra foi tão singularmen­te abençoada por Deus, que a fun­dadora teria podido dizer com toda a verdade: “As Madalenas longe de serem a minha cruz, são e serão sempre a minha bela coroa”.

Em 31 de julho de 1829 foi fun­dada a casa de Angers, que tomou o nome de “Convento do Bom Pastor”, e dois anos depois Madre Pelle­tier veio a ser sua superiora. A fundação desta casa realizou-se à custa de invulgares sacrifícios de toda espécie.

Desde a origem do Refúgio cada casa era independente. A Revolução e a necessidade que Santa Maria Eufrásia Pelletier impôs, de tudo recomeçar, oferecia ocasião fa­vorável para modificar as consti­tuições, e moldá-las às exigências e necessidades da época.

Santa Maria Eufrásia Pelletier desejava que houvesse um Generalato (dignidade de uma ordem religiosa), como o tinham os Jesuítas e as religiosas do Sagrado Coração; uma Casa-Mãe para a formação das noviças; e que se estabelecessem relações mútuas entre Angers e as ca­sas até então por ela fundadas.

A ideia do Generalato encontrou for­te oposição e foi necessário enviar o caso para Roma. As mudanças propostas pela Santa Maria Eufrásia Pelletier foram apresentadas à assembleia dos Cardeais, que as aprovou tendo o Papa Gregório XVI mandado expedir o relativo-Breve apostólico, a 3 de abril de 1835. No momento em que os cardeais, reunidos em Roma, votaram por unanimidade o Generalato, o gran­de sino do Convento de Angers fez-se ouvir por três vezes, duma ma­neira misteriosa sem que ninguém o tivesse tocado. Estava fundada a Ordem de Nossa Senhora do Bom Pastor, da qual se tornou a superiora geral até o fim da vida.

Daí em diante as casas fundadas em França multiplicaram-se de um mo­do surpreendente. Ao Convento de Angers afluíram postulantes com aptidões desejadas. O próprio nome de “Bom Pastor” — nome que daí para o futuro era dado a todas as fundações da Madre Pelletier, parecia exercer uma misteriosa atração nos corações, abrasados de amor de Deus e do próximo. Já em 1838, a convite insistente do Cardeal Odes­calchi fundou-se uma casa em Roma. Santa Maria Eufrásia Pelletier fundou 111 Casas, mais do que todos os fundadores de ordens da Igreja. Teve a grande satisfação de abrir casas na Inglaterra, na Irlanda, na Áustria.

Santa Maria Eufrásia Pelletier faleceu a 24 de abril de 1868 em Angers.

Santa Maria Eufrásia Pelletier foi canonizada a 2 de maio de 1940 pelo Papa Pio XII.

 

Santa Maria Eufrásia Pelletier rogai por nós! 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18