Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Nª Srª Mãe do Divino Pastor

Terça-feira, 20 Abril 2021por Visualizações : 3541

20Abr N Srª mãe do Divino PastorNossa Senhora Mãe do Divino Pastor também é conhecida como Nossa Senhora Divina Pastora, Nossa Senhora Divina Pastora das Almas, Nossa Senhora Mãe Divina Pastora ou Nossa Senhora Mãe do Bom Pastor. É particularmente cultuada em Portugal, Espanha e América Latina.
As origens da devoção a Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor são imprecisas, mas as primeiras manifestações surgem no século XVIII. Existem referências à Virgem Maria vestida de pastora na vida de São João de Deus (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/08/42466/-/s%C3%A3o-jo%C3%A3o-de-deus.html), de São Pedro de Alcântara (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/10/19/68309/-/s%C3%A3o-pedro-de-alc%C3%A2ntara.html), da Venerável Maria de Jesus de Ágreda e de Santa Maria das Cinco Chagas (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/10/06/49199/-/s-maria-francisco-das-cinco-chagas.html).
Inicialmente chamada de "Virgen Zagala" (que significa: "a pastora que cuida do seu rebanho"), esta invocação simboliza uma mãe que cuida dos seus filhos. No entanto, a invocação mariana de Nossa Senhora Divina Pastora começou a tornar-se mais conhecida a partir da cidade de Sevilha, em Espanha. De acordo com a tradição, a Virgem Maria terá aí aparecido no ano de 1703. Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor ter-se-á revelado sentada numa rocha, vestida como uma pastora e num local onde pastavam algumas ovelhas. Desde logo, um conhecido frade capuchinho, Frei Isidoro, tornou-se num grande divulgador desta devoção (tendo mesmo solicitado a um pintor da Escola Pictórica de Sevilha, Alonso Miguel de Tovar, que fizesse a primeira representação da Virgem Maria sobre esta invocação).
Posteriormente, o artista Francisco Ruiz Gijón esculpiu a primeira imagem em tamanho natural de Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor. Essa imagem saiu em procissão pela primeira vez em outubro de 1705.
O culto a Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor foi autorizado em 1709, tendo também sido autorizado a criação de várias Irmandades da Mãe do Divino Pastor (uma das quais o próprio Rei de Espanha se associou).

 

Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum (Semana III do Saltério). Missa própria, Glória, pf. da Virgem santa Maria. L 1 Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab; Sl 44 (45), 11-12. 14-15. 16-17 Ev Lc 11, 27-28 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Aveiro – B. Joana de Portugal, Padroeira principal da Diocese e da Cidade. Na Cidade de Aveiro – SOLENIDADE (transferida). * Na Diocese de Leiria-Fátima (Padroeira principal) – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – SOLENIDADE * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo e no Instituto Missionário da Consolata – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Padroeira principal da Província Portuguesa – FESTA * Na Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Titular e Padroeira principal da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Titular da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria – Aniversário da fundação do Instituto (1991). * Nas Dioceses de Cabo Verde – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. maio 13
Beata Imelda Lambertini
Seg. maio 13
Nossa Senhora de Fátima
Ter. maio 14
São Matias, apóstolo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18