Sabas, o Godo

Segunda-feira, 12 Abril 2021por Visualizações : 3534

12Abr SabasSão Sabas, o Godo, era filho de pais católicos, que se esmeraram em lhe proporcionar uma educação rigorosamente cató­lica, afastando o menino de todas as influências da heresia. São Sabas foi crescendo sendo desde pequeno amigo da oração e das coisas divinas. Não descuidando o es­tudo das ciências e artes, São Sabas era mes­tre na ciência dos Santos.

Ainda enquanto jovem São Sabas (o Godo) trabalhou pela conversão de idólatras e hereges. Quando os pais morreram São Sabas destinou grande parte da fortuna aos católicos pobres, que sofriam perseguições da parte dos Godos. São Sabas, o Godo defendia corajosamente os godos, sendo seu desejo um dia alcançar a coroa do martírio.

As autoridades e pessoas de in­fluência, entre os Godos, eram pa­gãos e tudo faziam para prejudicar a religião cristã. A perseguição co­meçou com a ordem dada aos ca­tólicos, de comerem a carne dos animais mortos no culto dos deu­ses. Pagãos havia que, para salvar a vida de parentes católicos, faziam clandestinamente substituir a car­ne sagrada por outra comum, en­ganando habilmente a vigilância dos guardas. São Sabas opôs-se francamente a esta prática e disse não poder reconhecer como cristãos aqueles, que desta manei­ra pretendiam iludir pagãos e ca­tólicos. Este enérgico protesto de São Sabas, o Godo sal­vou a muitos da queda; outros, po­rém, achando que era excessivo esse rigor, fizeram-lhe guerra e obri­garam-no a sair daquela localidade; para o voltarem a chamar tempo depois, quando irrompeu uma perseguição mais rude ainda contra o catolicismo. Um emissário do governo apareceu no lugar on­de estava Sabas, para descobrir os cristãos. Os habitantes do local tinham combinado declarar que ali não existia católi­co nenhum. São Sabas opôs-se a este plano e declarou àqueles que es­tavam prontos a prestar juramen­to: “Quanto a mim, ninguém jure, pois sou cristão”. O emissário, sa­bendo do incidente, citou São Sabas perante à sua presença e intimou-o a fazer declarações sobre os bens de fortuna. Descobrindo, porém, que São Sabas era pobre, que nada possuía além da roupa do corpo, o magis­trado tratou-o com desprezo e des­pediu-o.

No ano de 372, São Sabas pretendia festejar a Páscoa da melhor maneira possível. Assim pôs-se a caminho para ir ter com o sacerdote Gutica que morava num lugar distante, contudo no meio do cami­nho, e devido a um aviso do céu, São Sabas resolveu voltar e celebrar a Páscoa com o sacerdote Sansala. Três dias depois da festa da Páscoa, um ban­do, chefiado por Atarido, filho de um príncipe daquela região, as­saltou a casa do sacerdote, apo­derou-se da pessoa deste e de São Sabas, e levou ambos, maltratan­do-os de maneira bárbara. Os ferimentos infligidos a São Sa­bas não deixaram vestígios, o que causou grande admiração nos perseguidores.

Atarido, cheio de ira, mandou que fosse servida carne dos alta­res pagãos a São Sabas e ao sacerdote Sansala. Ambos se negaram a comer, e São Sabas declarou: “Es­ta carne é impura e profana; co­mo impuro e profano é aquele, que no-la mandou”. Ainda São Sabas se encontrava a falar, quando um dos soldados, com toda força lhe arremessou a lança contra o peito. Os presentes julgavam já morto o São Sabas, quando o santo sem o menor sinal de perturbação, continuou: “Pensas talvez que assim me podes matar? O golpe de lança, que con­tra meu peito dirigiste, não me fez maior mal, que se me tivesses ati­rado um floco de lã”. Atarido decidiu então que São Sabas tinha de ser morto e mandou libertar Sansala.

Os sol­dados, movidos por sentimentos humanos, ofereceram a São Sabas a possibilidade de fugir, mas o santo sentia-se feliz, por ter sido acha­do digno de morrer pela fé. Depois de ter sido conduzido à mar­gem do rio Mussovo, afluente do Danúbio, para ser afogado São Sabas, o Godo disse aos soldados “Fazei o que vos for ordenado. Vejo na outra banda o que não vedes. Vejo ali os mensageiros de Deus, que vieram buscar minha al­ma e conduzi-la à glória eterna”. Os soldados então amarraram São Sabas e atiraram-no à água. São Sabas, o Godo morreu a 12 de abril de 372.

São Sabas, o Godo rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 13, 26-33; Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 Ev Jo 14, 1-6 * Na Ordem Agostiniana (FESTA), na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (MF), na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho (FESTA), na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver (Padroeira principal – FESTA), nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (Padroeira secundária – FESTA) e na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli (solenidade) – Santa Maria, Mãe do Bom Conselho. * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – Santa Maria do Bom Conselho – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Transladação das relíquias de S. Vicente de Paulo – MF

Nossa Senhora de Montserrat
Santo Estêvão de Perm