Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Quirino de Neuss

Terça-feira, 30 Março 2021por Visualizações : 2162

30Mar sao quirinoSão Quirino de Neuss terá nascido em Roma e faleceu por volta do ano 116 em Roma, Itália.

São Quirino de Neuss, é de origem romana e pagã, e era um oficial do imperador Trajano II. Ocupou o posto de tribuno (espécie de governante). No ano de 116, no consulado de Æmilius Æmilianus e Lucius Vetus, o imperador Trajano, voltando de uma campanha vitoriosa contra os partos (povo de origem indo-europeia), soube que o prefeito de Roma, Hermes, tinha abandonado a religião do império romano para aderir ao cristianismo e que tinha sido batizado pelo Papa Alexandre.

Sabendo disto o imperador Trajano II enviou a Roma o general Aureliano com a missão expressa de parar todos os cristãos, condenando-os à morte se persistissem em sua religião. A ordem foi executada, mas Trajano nunca mais voltou a Roma; pois morreu no caminho. Adriano, filho adotivo de Trajano, sucedeu-o no cargo de imperador e o seu primeiro ato oficial foi o de confirmar a ordem do seu antecessor, tornando a perseguição a todos os cristãos mais sangrenta.

Enquanto isso, o general Aureliano voltou a Roma e manda prender Hermes (perfeito da cidade) na prisão da sua própria casa, de acordo com um costume local, confiado à vigilância de São Quirino de Neuss. Mais tarde Aureliano consegue prender o Papa Alexandre, na prisão estadual.

São Quirino de Neuss esforçou-se para que Hermes prestasse novamente culto aos deuses romanos, mas este manteve-se firme na sua decisão pelo cristianismo o que fez Quirino começar a duvidar de seus deuses.

Além disso, São Quirino tinha uma filha, chamada Balbina que sofria de escrófula (uma forma de tuberculose crónica que desfigura o rosto), o que a impediria de se casar. Duvidando dos deuses romanos São Quirino de Neuss pediu ao Papa Alexandre para curar a sua filha. Levaram então a filha de São Quirino à presença do Papa e fizeram com que a criança tocasse as cordas que seguravam cativo o Papa. Assim que Balbina tocou nas cordas a doença cessou. Este milagre foi decisivo para a conversão de São Quirino, que foi batizado naquele dia, assim como a sua filha.

Como se converteu São Quirino foi preso e arrastado até ao tribunal onde foi interrogado. O juiz tenta fazê-lo renunciar à sua fé, mas São Quirino de Neuss manteve-se firme. Para tentar dissuadi-lo os carrascos prepararam a tortura; acendem várias tochas; quebram-lhe os ossos com pedaços de pau e queimam-no nas chamas das tochas. São Quirino, sustentado pela graça de Deus, permanece calmo. Depois disto, cortaram-lhe as mãos e os pés e por fim decapitaram-no.

São Quirino foi morto no dia 30 de março do ano 130 e o seu corpo foi abandonado na rua para servir de alimento para os animais. Nessa noite a sua filha Santa Balbina (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/31/62540/-/santa-balbina.html), levou-o e sepultou-o no túmulo de Prétextatus ao longo da Via Appia, onde permaneceu até o ano de 758. No ano de 758 o Papa Paulo I transferiu-o com muitos outros, para a Igreja de St. Etienne e Silvère. a qual havia construído.

São Quirino de Neuss rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18