São João José da Cruz

Sexta-feira, 05 Março 2021por Visualizações : 2232

5Mar João Jose da CruzSão João José da Cruz nasceu a 15 de agosto de 1654 na cidade de Ponte, Ilha de Ischia (Itália) e faleceu a 5 de março de 1737 em Piedimonte d'Alife (Itália). São João José da Cruz era filho dos nobres José Calosinto e Laura Gargiulo. Foi batizado com o nome Carlos Caetano Calosirto.

São João José da Cruz frequentou o ensino básico e recebeu os alicerces da fé cristã no Colégio dos Agostinianos, que ficava na Ilha Ischia.

Aos quinze anos São José da Cruz ingressou na Ordem dos Franciscanos Descalços, conhecidos como “Alcantarinos”, porque eram oriundos da Reforma de São Pedro de Alcântara. Esta Congregação causou-lhe interesse por causa da austeridade das Regras, especialmente dessa comunidade, que era ligada ao convento de Santa Lucia, em Nápoles. Ao ingressar na Ordem, Carlos assumiu o nome de João José da Cruz e fez o noviciado sob a orientação monástica do Padre José Robles.

Em 1671 o irmão João José da Cruz foi enviado com mais onze sacerdotes para Piedimonte d'Alife a fim de construírem um convento. São João José da Cruz era o mais novo do grupo que encontrou muitas dificuldades no local. Diante das dificuldades encontradas no local São João José da Cruz não hesitou em juntar as pedras com as suas mãos, depois usando cal, madeira e uma enxada fez os alicerces. A sua ação motivou os outros padres e também o povo que no começo pensaram que ele era louco. Percebendo a força de caráter e a perseverança do irmão José João da Cruz, os padres e o povo mudaram de opinião e começaram a ajudá-lo de maneira que o convento foi construído em tempo recorde.

São João José da Cruz foi ordenado padre em 1677 e pouco tempo depois quando completou vinte e quatro anos, recebeu a missão de mestre dos noviços. Em seguida, foi nomeado também guardião da ordem do convento de Piedimonte. Durante a sua estadia neste convento, São João José da Cruz construiu num local isolado na encosta do bosque, um outro pequeno cenóbio chamado de "ermo", a fim de se poder recolher e rezar.

Conseguiu ainda, trabalhando de forma muito ativa e singular, construir o convento do Granelo em Portici, também em Nápoles.

O Padre João José da Cruz era um homem austero. Fazia jejuns, comia apenas uma vez por dia e dormia pouco. Levantava-se sempre à meia noite para agradecer e louvar a Deus pelo novo dia que chegava como presente. Entre o povo, São João José da Cruz ficou famoso por causa de sua humildade.

No ano de 1702 o São João José da Cruz foi nomeado vigário provincial dos Alcantarinos da Reforma de São Pedro. Esta nomeação possibilitou que São João José da Cruz abrisse muitas casas religiosas, atraindo cerca de 200 religiosos. São José João da Cruz reorganizou ainda os cursos. Terminado o seu mandato, o arcebispo Francisco Pignatelli convocou-o para dirigir 73 mosteiros e retiros, ainda na região de Nápoles. Semelhante tarefa recebeu do cardeal Inácio Caracciolo na diocese de Aversa (Itália). Diversas pessoas ilustres do clero procuravam-no para pedir conselhos.

Com o trabalho de São João José da Cruz os dois ramos dos Alcantarinos voltaram a unir-se. Assim, o convento de Santa Lúcia retornou aos padres da Itália e o Padre João José da Cruz voltou para lá.

Neste convento, São José da Cruz viveu por mais doze anos onde viria a falecer a 5 de março de 1734.

Foi canonizado pelo Papa Gregório XVI no ano 1839.

São João José da Cruz, rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 31-42; Sl 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17 Ev Jo 6, 60-69 * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da criação da Diocese (1922). * Na Ordem de São Domingos – S. Inês de Montepulciano, virgem – MF * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – Bem-Aventurada Virgem santa Maria, Rainha e Mãe do “Rogate” – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor