Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Valburga

Quinta-feira, 25 Fevereiro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1113

25Fev WalburgaSanta Valburga nasceu por volta do ano 710 em Devonshire (Inglaterra). Santa Valburga nasceu no seio duma rica família anglo-saxã que se sucedia no trono desde o século III. Era filha de São Ricardo e irmã de São Vilibaldo e São Vunibaldo.

Santa Valburga tinha completado dez anos quando o seu pai entregou o trono ao sobrinho, que tinha atingido a maioridade e levou a família para viver num mosteiro. Poucos meses depois, o rei e os dois filhos partiram em peregrinação para Jerusalém, enquanto ela foi confiada à abadessa de Wimburn. Dois anos depois o seu pai morreu em Itália e Santa Valburga ficou no mosteiro onde se fez monja e se formou.

Em 748, Santa Valburga foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi acalmada pelas preces de Valburga. Santa Valburga foi apoiada na Alemanha pelo sei tio São Bonifácio (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/06/05/58686/-/s-bonif%C3%A1cio.html) que consolidava um grande trabalho de evangelização.

São Bonifácio designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo tinha construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Santa Valburga foi eleita a abadessa. Após a morte do irmão, a santa passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezassete anos.

Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região. Santa Valburga entregou-se a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Faleceu a 25 de fevereiro de 779.

Foi canonizada pelo Papa Adriano II nos finais dos ano 800.

Santa Valburga, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 2 Cor 11, 18. 21b-30; Sal 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7 Ev Mt 6, 19-23 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Ofício e Missa votivos da Paixão.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Jun. 19
São Gervásio e São Protásio
Sáb. Jun. 19
São Romualdo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Obra pretende assinalar os 25 anos de ordenação sacerdotal do autor  A mais recente obra do padre Mário de Sousa, presbítero da Diocese do Algarve, intitulada «Dai-lhes vós de comer» (Mc 6,37), foi publicada, na passada sexta-feira, pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL). O livro recolhe e partilha uma seleção de 12 escritos, que foram […]

  • No passado dia 5 deste mês realizou-se a celebração da bênção dos finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) dos últimos dois anos letivos, tendo em conta que no último a mesma não foi possível fazer-se devido à pandemia. Inscreveram-se cerca de 800 estudantes para a participação condicionada à apresentação de um teste negativo à Covid-19. […]

  • Formação terá 18 disciplinas de frequência ‘online’ e 6 jornadas de participação presencial Depois do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral realizado entre 2015 e 2018, a diocese algarvia, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), está a preparar uma nova edição daquela formação para decorrer entre […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18