Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Escolástica

Quarta-feira, 10 Fevereiro 2021por Visualizações : 5518

10fev S. EscolasticaSanta Escolástica nasceu no ano 480 na cidade de Nórcia (atual Itália) e faleceu a 10 de fevereiro de 542 no Monte Cassino, Roma (Itália). Era irmã gémea de São Bento (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/11/57946/-/s-bento.html). De acordo com algumas fontes a mãe terá morrido no parto. Outras apontam que os dois foram criados por ambos os progenitores. Certo é que receberam educação primorosa e sólida formação na fé cristã. Logo cedo, São Bento foi estudar para Roma e Santa Escolástica ficou com o pai, mas ainda muito jovem decidiu consagrar-se totalmente a Deus com o voto de castidade.

São muito poucos os dados da vida de Santa Escolástica, e foram escritos quarenta anos depois de sua morte, pelo Papa Gregório Magno, que era um beneditino. Ele recolheu alguns depoimentos de testemunhas vivas para o seu livro “Diálogos” e escreveu sobre ela apenas como uma referência na vida de Bento, mais como uma sombra do grande irmão, pai dos monges ocidentais.

Assim, depois da morte dos pais Santa Escolástica deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era amiga de confiança e seguidora também de Cristo, foi ter com São Bento, que, entretanto, tinha fundado a Ordem de S. Bento e expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas. São Bento discerniu e aceitou passar a regra a Santa Escolástica, ajudando-a a fazer as adaptações necessárias ao modo de ser feminino. Assim foi formada a Ordem Beneditina Feminina e Santa Escolástica tornou-se a primeira madre superiora.

O mosteiro das beneditinas, que começou pequeno, floresceu e várias mulheres começaram a procurá-lo para ali ingressarem e viverem a consagração total a Deus na oração, no trabalho, no estudo e na vida em comunidade, ajudando, compartilhando e suportando umas às outras com caridade e amor cristão.

A relação de Santa Escolástica com seu irmão gémeo São Bento, era profunda. Havia entre eles uma ligação inspiradora. Os mosteiros masculino e feminino ficavam perto um do outro. Porém, os dois irmãos só se viam uma vez por ano por causa das regras de vida e das mortificações que se impunham. Isto ocorria na Páscoa e numa propriedade do mosteiro do irmão. Certa vez, Santa Escolástica foi ao seu encontro, acompanhada por um pequeno grupo de irmãs, quando São Bento chegou também acompanhado por alguns discípulos. Passaram todo o dia conversando sobre assuntos espirituais e sobre as atividades da Igreja.

Ao anoitecer São Bento, muito rigoroso às Regras disse à irmã que era hora de se despedirem. Mas a santa pediu-lhe que ficasse para passarem a noite, todos juntos, conversando e rezando. São Bento não cedeu dizendo que deveria ir para as suas obrigações. Neste momento a santa pôs-se a rezar com tal fervor que uma grande tempestade se formou com raios e uma chuva forte caiu a noite toda, e ele teve de ficar. Vendo o irmão zangado, Santa Escolástica esclareceu: "Pedi-te a ti e tu não me ouviste; pedi ao Senhor e ele me ouviu. Vai-te embora, se puderes, volta para o teu mosteiro" e os dois irmãos conversaram e rezaram a noite inteira. No dia seguinte o sol apareceu, os santos despediram-se e cada grupo voltou para o seu mosteiro. Essa seria a última vez que os dois se veriam.

Três dias depois, a 10 de fevereiro de 547 Santa Escolástica faleceu. São Bento, em oração, viu o espírito da irmã, como uma pomba, entrar no paraíso.

São Bento sepultou a irmã no túmulo que tinha preparado para a sua própria sepultura. Quarenta dias depois da morte da irmã, São Bento morre também.

A mensagem e a forma de vida de São Bento e de Santa Escolástica influenciaram todo o Ocidente cristão. Das Ordens religiosas criadas por eles, várias outras foram criadas, todas vivendo sob a regra de vida baseada no lema “Oração e Trabalho”.

 

 Santa Escolástica rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação
Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18