Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Eusébia Palomino Yenes

Terça-feira, 09 Fevereiro 2021por Visualizações : 8450

9fev B. Eusebia Palomino YenesBeata Eusébia Palomino Yenes nasceu a 15 de dezembro de 1889 em Cantalpino, província de Salamanca (Espanha) e faleceu a 10 de fevereiro de 1935 em Valverde do Caminho, Huelva. Nasceu no seio duma família muito pobre, mas de grande fé. Era filha de Agostino Palomino e de Joana Yenes de Villaflores. O seu pai trabalhava ao dia ao serviço dos latifundiários nos arredores da aldeia e a sua mãe cuidava da casa e dos seus quatro filhos.

Quando no inverno o campo descansa e falta trabalho, a comida escasseia. Então o pai de Eusébia Palomino Yenes é forçado a pedir ajuda de outras pessoas pobres nas aldeias da região. Às vezes, é acompanhado pela pequena Eusébia, com apenas sete anos de idade, que ignorando o custo de algumas humilhações, goza daquelas caminhadas nas trilhas do país.

Nestas caminhadas o seu pai, pobre de bens, mas rico dos valores fazia questão de ensiná-la as primeiras lições de catecismo, e instrui-la o mais que podia na bondade e caridade. Aos 10 anos (8 anos segundo algumas fontes), Eusébia - que desde muito cedo se destacava na disponibilidade em ajudar a quem precisasse, fosse em casa, na paróquia ou na rua – faz a primeira comunhão e ao que parece logo compreende a perfeita ligação entre este Sacramento e o sentido da oferta de si mesma a Deus e ao próximo.

Pouco depois a Beata Eusébia Palomino Yenes teve que deixar a escola para ajudar a família - e depois de ter dado prova de uma maturidade precoce - fica a cuidar de crianças de algumas famílias da cidade enquanto os pais vão trabalhar. Quando tinha doze anos, Eusébia Palomino foi a Salamanca com sua irmã mais velha e começou a servir como ama.

Aos domingos à tarde, a beata vai ao oratório festivo das Filhas de Maria Auxiliadora, onde encontra as religiosas, que decidem pedir-lhe ajuda para ajudar a comunidade. Eusébia aceita com grande prazer e imediatamente começa a trabalhar: ajudar na cozinha, levar a madeira, ajudar na limpeza da casa, cuidar das roupas no grande quintal, acompanhar o grupo de alunos para a escola e fazer os recados na cidade.

O desejo secreto de Eusébia de consagrar-se inteiramente ao Senhor, ilumina e nutre cada vez mais os seus atos e sua oração. Ela diz: "Se cumprir diligentemente os meus deveres, ficarei feliz com a Virgem Maria e um dia serei capaz de ser sua filha no Instituto". Contudo Eusébia Palomino Yenes não se atreve a pedir para ingressar no Instituto por causa de sua pobreza e falta de educação, pois não se julga digna de tal graça.

Porém, no ano de 1921, Eusébia Palomino Yenes começa o noviciado em preparação para a profissão. Alternando horas de estudo de oração e trabalho Eusébia é totalmente feliz. A 5 de agosto de 1924 a Beata Eusébia Yenes faz os votos religiosos.

A irmã Eusébia Palomino Yenes está destinada à casa de Valverde del Camino. As meninas da escola e o oratório, no primeiro encontro, estão bastante dececionadas, pois a nova Irmã (Eusébia) tem um aspeto bastante insignificante, pequeno e pálido, não bonito, com mãos grossas e também um nome feio. Porém logo são atraídas pelas narrações de eventos missionários, vidas de santos, episódios de devoção mariana ou anedotas de Dom Bosco, que a beata Eusébia Palomino Yenes se lembra graças a uma memória feliz e sabe como torná-los atraentes pela sua convicção e fé simples.

Após vários anos doente faleceu a 10 de fevereiro de 1935.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 25 de abril de 2004.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 Rm 10, 9-18; Sl 18 A, 2-3. 4-5 Ev Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos. SÁBADO à tarde Roxo. * I Vésp. do Domingo I do Advento (Semana I do Saltério) – Compl. dep. I Vésp. dom. Começa o I volume da Liturgia das Horas.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18