Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Coleta

Domingo, 07 Fevereiro 2021por Visualizações : 5172

7fev Coletanasceu a 13 de janeiro de 1381 na cidade de Corbie (França) e faleceu a 6 de março de 1447 em Gand (Bélgica). Era filha de Roberto Boylet e Marguerite Moyon e foi batizada como Nicolette Boylet ou Boëllet. Os seus pais, quase sexagenários, deram-lhe este nome em sinal de reconhecimento a São Nicolau de Bari pelo seu nascimento, uma vez que, Coleta ou Colette, é a abreviação de Nicolette, feminino de Nicolet, em português Nicolau e significa “vencedor (niko) do povo (laos)”. O pai de Santa Coleta era artista carpinteiro, caridoso e virtuoso e a sua mãe confessava-se e comungava todas as semanas.

Santa Coleta cresceu num ambiente acolhedor e muito religioso. Aos quatro anos já tinha uma vida de oração; aos sete, fazia uma hora de oração diária e assistia clandestinamente às Matinas cantadas nos beneditinos. Mais tarde, Santa Coleta dirá que aos nove anos recebeu plena e inteira revelação do espírito da Ordem franciscana e da necessidade da sua reforma.

Os pais de Santa Coleta faleceram quando esta tinha 18 anos, com poucos meses de intervalo um do outro. Antes de falecer o pai de Santa Coleta cofiou-a ao abade do mosteiro beneditino de Corbie, D. Raoul de Roye. Este desejava que Santa Coleta se casasse, mas a santa recusou e acabou por obter a sua permissão para doar os bens aos pobres e para entrar para a beguinaria (convento onde vivem religiosas sem pronunciar votos, cada qual ocupando o seu aposento à parte) de Amiens (França).

Santa Coleta acabou por ficar apenas um ano no convento por achar muito suave a disciplina ali vigente, o mesmo sucedendo nos conventos beneditinos de Corbie e de Moncel. Santa Coleta retornou a Corbie e os seus concidadãos, que anteriormente a admiravam, passaram a desprezá-la porque a consideravam uma instável. O tutor de Santa Coleta (D. Raoul de Roye) começou a impacientar-se. Encontrava-se Santa Coleta neste isolamento moral, quando a Providência colocou o Padre João Pinet no seu caminho. Este aconselhou-a a fazer-se reclusa da Terceira da Ordem de São Francisco.

Assim Santa Coleta pronunciou o voto de clausura a 17 de setembro de 1402 e passou a viver numa pequena ermida próxima da igreja paroquial de Nossa Senhora, em Corbie. A santa passou a viver numa pequeníssima cela que recebia a luz através de uma grade de ferro que dava para a igreja. Ali permaneceu por três anos, jejuando durante a Quaresma a pão e água, dormindo sobre alguns gravetos espalhados no chão.

As visões de Santa Coleta multiplicaram-se enquanto estava em reclusão. São Francisco e de Santa Clara, que lhe apareceram, disseram-lhe que devia reformar a Ordem segunda franciscana. Santa Coleta começou por resistir à missão que tão claramente lhe tinha sido dada. Porém depois de ficar muda e cega por alguns dias, Santa Coleta entendeu que isso era um sinal da sua desobediência, e aconselhada pelo frei Henrique Baume, irmão menor, apresentou-se ao papa Bento XIII, que estava em Nice, e expôs-lhe a vontade de Deus.

Coleta foi admitida e consagrada pelo Papa e, ele mesmo a consagrou com o hábito e a professou na Ordem primeira de Santa Clara.

Em seguida nomeou-a superiora geral de todos os conventos que fundasse ou reformasse e confiou a Santa Coleta a reforma das três ordens religiosas em todos os mosteiros de Clarissas da França, hoje conhecidas como irmãs Claras Coletinas e o dos Irmãos Menores de São Francisco.

Em 1410, inaugurou o seu primeiro mosteiro reformado em Besançon., seguido depois de outros dezasseis.

Santa Coleta precisava criar as Constituições para reger tão numerosas fundações. Em 1430, redigiu um texto - conhecido como Sentimentos de Santa Coleta - que foi remanejado em 1432 e aprovado em 28 de setembro de 1434 por Frei Guilherme de Casal.

Quanto ao ramo masculino, Santa Coleta não tinha evidentemente jurisdição sobre a Ordem primeira, mas ela exerceu uma forte influência espiritual nela e conseguiu a adesão de alguns conventos masculinos à sua reforma.

Segundo uma estimativa mais provável, em 1447, data da morte da Santa, a sua reforma contava com 17 conventos femininos e 07 masculinos.

Sua ação reformadora logo ultrapassou a França, chegando na Espanha, Bélgica e Itália.

Juntamente com São Vicente Ferrer, Santa Coleta lutou para acabar com o cisma do Ocidente, que culminou com a eleição simultânea de três papas: um em Roma; outro em Avinhão; e o terceiro em Pisa.

Entretanto, o seu principal trabalho, além da prática da caridade para com os doentes e pobres, foi trazer de volta para os conventos e mosteiros, no século XV, o espírito de pobreza implantado por São Francisco de Assis, dois séculos antes.

Santa Coleta protagonizou inúmeros milagres que favoreciam as suas fundações.

Santa Coleta morreu em Gand, Bélgica, no dia 6 de março de 1447.

Santa Coleta foi canonizada pelo Papa Pio VII a 24 de maio de 1807.

 

Santa Coleta rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18