Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Brás

Quarta-feira, 03 Fevereiro 2021por Visualizações : 5693

3 fev S. BrasSão Brás nasceu no século III e faleceu a 3 de fevereiro de 316 em Sebaste, Arménia (atual cidade de Silvas, Turquia).

Nada se sabe da infância ou adolescência do santo. Pensa-se que terá nascido numa família nobre. Antes de se tornar sacerdote, São Brás foi médico. Tinha grande compaixão pelos mais necessitados e ajudava todos sem discriminação.

A certa altura da sua vida, São Brás procurou viver mais perto de Deus. Abandonando a sua profissão de médico, o santo refugiou-se numa gruta, a fim de se tornar um eremita e ficar em constante oração. Vivendo como eremita na gruta, São Brás era procurado por muitos e muitas vezes as pessoas ficavam curadas das suas doenças do corpo e da alma.

Quando o bispo de Sebaste morreu, o povo foi ao encontro de São Brás e pediu-lhe que se tornasse padre para “tomar conta do povo de Deus”. São Brás aceitou, foi morar na cidade, estudou e foi ordenado padre. Pouco tempo depois foi sagrado bispo de Sebaste.

Construiu então uma casa aos pés da gruta onde morou e dali, comandava a igreja de toda a região.

Um dia, os soldados de Agrícola (governador da Capadócia), procuravam feras nos campos de Sebaste, para martirizar os cristãos na arena, quando se depararam com muitos animais ferozes de todas as espécies: - leões, ursos, tigres, hienas, lobos e gorilas - convivendo em harmonia. Olhando-se estupefatos e boquiabertos, os soldados perguntavam-se o que acontecia, quando do interior da gruta surge um homem caminhando entre as feras, levantando a mão, como que as abençoando. Tranquilas e em ordem voltaram para suas covas e desertos de onde vieram.

Contudo, um enorme leão de juba ruiva permaneceu. Os soldados, mortos de medo, viram-no levantar a pata e logo após, São Brás aproximou-se dele para extrair-lhe uma farpa que lá se cravara. O animal, tranquilo, foi-se embora.

Os soldados, regressaram e contaram ao governador Agrícola o que tinham visto, muito nervoso com o ocorrido, Agrícola mandou prender São Brás. Sem resistir à prisão, o santo foi levado à presença do governador para que renunciasse a Jesus Cristo e à Igreja. Perante a recusa de São Brás de renunciar a Jesus Cristo, Agrícola mandou que o santo fosse açoitado e preso na masmorra mais escura e húmida.

Muitas pessoas iam visitar o santo às masmorras, para que São Brás as abençoasse e curasse.

O episódio mais conhecido da vida de São Brás, ocorreu quando uma mãe procurou o santo carregando o seu filho quase morto nos braços com uma espinha encravada na garganta. São Brás passou a mão na cabeça da criança, ergueu os olhos para o céu e rezou por um breve momento. De seguida, fez o sinal da cruz sobre a garganta do menino e miraculosamente no mesmo instante a criança ficou curada. (Algumas fontes referem que este episódio se deu quando o santo se encontrava preso, outras que ocorreu quando o santo caminhava para o martírio).

São Brás foi levado por diversas vezes à presença do governador para que renunciasse a Jesus Cristo. Como o santo permanecia firme na fé, era torturado. Certo dia, sete mulheres dirigiram-se à prisão para tratar dos ferimentos de São Brás. Os soldados do governador entregaram às mulheres, ídolos para que estas renunciassem a Jesus e à Igreja. Como as mulheres jogaram os ídolos a um lago, foram condenadas à morte. São Brás, chorou pelas sete mulheres e foi também condenado à morte por Agrícola.

São Brás foi então jogado no lago para que morresse afogado. Ao ser jogado, o santo fez o sinal da cruz sobre as águas e avançou sem afundar. Então um anjo do Senhor apareceu a São Brás e ordenou-lhe que voltasse a terra firme a fim de ser martirizado. O santo obedeceu e foi então condenado à decapitação. Antes de ser decapitado, São Brás foi torturado com ferros em brasas.

Faleceu a 3 de fevereiro do ano 316.

 

Curiosidade. É o protetor das doenças de garganta.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18