Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Apresentação do Senhor

Terça-feira, 02 Fevereiro 2021por Visualizações : 3610

2Fev Apresentação do SenhorA Apresentação de Jesus no Templo, celebra um episódio da infância de Jesus.
Quarenta dias após o nascimento de Jesus, e em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Começa nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.
O gesto de Maria, que «oferece» o seu filho, traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida.
Só Simeão e Ana, movidos pelo Espírito Santo, reconhecem o Messias naquele Menino.
O encontro de Jesus com Simeão e Ana no templo de Jerusalém, aparece como o símbolo de uma realidade muito maior e universal: a humanidade encontra o seu Deus na Igreja.
No Templo, Simeão reconheceu como Messias esperado a Jesus e o proclamou Salvador e luz do mundo. Compreendeu que, doravante, o destino de cada homem se decidia de acordo com a atitude assumida em relação a Ele; Jesus será causa ou de ruína ou de ressurreição.
Nossa Senhora preparou o seu coração, como só Ela o podia fazer, para apresentar o seu Filho a Deus Pai e oferecer-se Ela mesma com Ele. Ao fazê-lo, renovava o seu SIM e punha uma vez mais a sua vida nas mãos de Deus. Jesus foi apresentado ao Pai pelas mãos de Maria. Nunca se fez nem se tornaria a fazer uma oblação semelhante naquele Templo.
Esta festa que hoje celebramos, já era celebrada em Jerusalém, no século IV. Chamava-se festa do encontro, hypapántè, em grego. Em 534, a festa estendeu-se a Constantinopla e, no tempo do Papa Sérgio, chegou a Roma e ao Ocidente. Em Roma, a festa incluía uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. No século X, começaram a benzer-se as velas.
A festa de hoje convida-nos a entregar ao Senhor, uma vez mais, a nossa vida, pensamentos, obras…, todo o nosso ser. E podemos fazê-lo de muitas maneiras.
A liturgia desta festa quer manifestar, com efeito, que a vida do cristão é como uma oferenda ao Senhor, traduzida na procissão das velas acesas que se consomem pouco a pouco, enquanto iluminam. Cristo é profetizado como a Luz que tira da escuridão o mundo que anda nas trevas.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria ou da memória Missa da féria ou da memória, pf. pascal. S. Pio V, papa – MF L 1 At 14, 19-28; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21 Ev Jo 14, 27-31a * Na Ordem de São Domingos – S. Pio V, papa – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Bento de Urbino, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação da Ordem (1489). * Na Diocese de Beja – I Vésp. de S. José Operário. * Na Diocese do Funchal – I Vésp. de S. Tiago Menor. * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (No Convento da Baixa da Banheira) – I Vésp. de S. José Operário.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V
Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18