Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Vicente

Sexta-feira, 22 Janeiro 2021por Visualizações : 6261

22 Jan - vicenteSão Vicente nasceu em Huesca, Espanha nos finais do século III e faleceu no ano 302 em Valência, Espanha.

São Vicente era filho de Eutiquio e Enola. São Vicente foi educado em Saragoça (Espanha), onde absorveu com fervor as lições de religião e de letras proporcionadas pelo Bispo Valério, o mesmo Bispo que o viria a ordenar diácono.

Diocleciano, imperador de Roma na altura em que São Vicente viveu, ordenou a Daciano que efetuasse uma brutal perseguição aos cristãos da Península Ibérica.

Ao chegar a Saragoça, Daciano prendeu o Bispo Valério e São Vicente, enviando-os para Valência para serem encarcerados e torturados. Daciano tentou por todos os meios que tanto o Bispo como São Vicente negassem a sua fé. Perante a sua afirmação de Fé cristã, Daciano condenou o Bispo Valério a ser desterrado e São Vicente à morte.

São Vicente foi conduzido novamente à prisão, onde lhe foram infligidos inúmeros suplícios, como a flagelação e o rasgar de carnes, vindo a falecer no dia 22 de Janeiro do ano 304. O seu corpo foi abandonado num pântano, com o objetivo de ser comidos pelas aves, mas foi salvo por um corvo. Desesperado, Daciano ordenou que largassem o corpo do santo em alto mar, mas depressa o corpo de São Vicente regressou a terra.

No entanto, o corpo de São Vicente ainda não estava a salvo, pois em 755 o califa Abd al-Rahmãn conhecido por profanar os locais santos por onde passava chegou à Península Ibérica. Então os moçárabes, pegaram no corpo de São Vicente e fugiram com o mesmo para o Algarve. Não se sabe o motivo pelo qual, o Algarve foi o local eleito pelos moçárabes para se refugiarem. Ao chegaram, os valencianos ergueram habitações e colocaram as relíquias do santo numa construção já existente no local com função religiosa. 

No ano de 1147, D. Afonso Henriques, tomou a cidade de Lisboa aos mouros e mandou construir um mosteiro em honra do mártir, a que pôs o nome de São Vicente de Fora, e empreendeu duas expedições ao Algarve com o intuito de recuperar as relíquias de São Vicente.

Antes de abandonarem o sudoeste algarvio, sucederam ainda dois milagres: o primeiro foi protagonizado por um homem que roubou parte de uma relíquia e foi castigado, com a perda da visão; o segundo ocorreu quando S. Vicente transformou o mar bravo naquela zona num lago, de fácil navegação. 

A chegada das relíquias a Lisboa decorreram durante a noite, afim de evitar conflitos que acabaram por acontecer no dia seguinte. Naquela noite o corpo foi depositado na Igreja de Santa Justa, por esta ser a igreja mais próxima do local do desembarque. No dia seguinte as relíquias de São Vicente foram colocadas na Sé de Lisboa.

 Curiosidade: São Vicente é o padroeiro da nossa Diocese. Diocese do Algarve

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 16
Magno das Órcades
Ter. Abr. 16
Santa Bernardette
Ter. Abr. 16
São Bento José Labre
Qua. Abr. 17
Santa Catarina Tekakwitha

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18