Mês anterior Dia anterior Dia seguinte

São João Diogo

Quarta-feira, 09 Dezembro 2020por Visualizações : 3034

9 12 S. Joao Diogo

São João Diogo nasceu no ano de 1474 em Tlayacac (México) e faleceu a 30 de Maio de 1548 em Tenochtitlan (actual cidade do México). Quando nasceu recebeu o nome de Cuauhtlatoatzin, que quer dizer "que fala como águia" ou "águia que fala".

São João Diogo pertenceu à mais numerosa e baixa classe do Império Asteca, sem chegar a ser escravo. Dedicou-se a trabalhar a terra e plantava árvores que logo vendia. Possuía um terreno onde construiu uma pequena moradia. Casou-se com uma nativa, e não tiveram filhos. Entre 1524 e 1525 S. João Diogo converteu-se ao cristianismo e foi batizado junto com sua esposa, recebendo o nome de Juan Diego (João Diogo) e ela, o de Maria Luzia. Foram batizados pelo missionário franciscano Frei Turíbio de Benavente, chamado pelos índios "Motolinia" ou "o pobre".

Antes de sua conversão S. João Diogo já era um homem piedoso e religioso. Era muito reservado e de caráter místico, gostava do silêncio e estava acostumado a caminhar desde seu povoado até o Tenochtitlán, a 20 quilómetros de distância, para receber instrução religiosa.

A sua esposa faleceu em 1529 e S. João Diogo foi viver com seu tio Juan Bernardino em Tolpetlac, mais perto da igreja de TlatilolcoTenochtitlán (14 quilómetros em vez dos 20).

Durante uma das suas habituais caminhadas para Tenochtitlán, que costumavam durar três horas através de montanhas e povoados, S. João Diogo viu uma “Senhora do Céu”, no lugar agora conhecido como "Capela do Cerrito", onde a Virgem Maria (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/12/12/44955/-/nossa-senhora-de-guadalupe.html) lhe falou em seu idioma, o náhuatl. A Senhora identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, e instruiu S. João Diogo a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou a sua imagem impressa milagrosamente em seu tilma (tipo de manto exterior usado por homens), um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 15 anos, mas que não mostra sinais de deterioração até ao presente, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem. Em ampliações da face de Nossa Senhora, os Seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531: S. João Diogo, e o bispo.

S. João Diogo tinha 57 anos no momento das aparições, certamente uma idade avançada num lugar e época onde a expectativa de vida masculina pouco ultrapassava os 40 anos. Após o milagre do Guadalupe, S. João Diogo foi viver num pequeno quarto junto à capela que alojava a Santa imagem, depois de deixar todos os seus haveres para seu tio Juan Bernardino. Passou o resto de sua vida dedicado à difusão do relato das aparições entre as pessoas de seu povo.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, no ano de 2002.

S. João Diogo rogai por nós!

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco