Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Geraldo

Sábado, 05 Dezembro 2020por Visualizações : 2833

5 12 S. Geraldo

São Geraldo, nasceu no século XI em Cahors (França) e faleceu em 5 de Dezembro de 1108 em Bornes, distrito de Bragança (Portugal).

São Geraldo é oriundo de uma família nobre, professou entre os beneditinos do mosteiro clunisino de Moissac, onde desempenhou os cargos de bibliotecário, mestre dos oblatos e cantor.

O bispo Bernardo de Toledo levou S. Geraldo para a catedral de Toledo para aí exercer as funções de mestre e de cantor.

Em 1100, S. Geraldo viajou a Roma para obter do Papa Pascoal II a dignidade metropolítica para a Sé de Braga a título definitivo. A autonomia eclesiástica de Braga seria o prenúncio da independência do Condado Portucalense.Em 1103 é nomeado arcebispo de Braga, tendo como dioceses sufragâneas Porto, Viseu, Lamego, Coimbra, Lugo, Mondonhedo, Pontevedra, Ourense e Astorga. 

S. Geraldo teve um governo curto mas intenso, em que levou a efeito um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da Sé, recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano, conseguindo aniquilar os focos de resistência anti-romana na sua diocese.

Conta-se que estando S. Geraldo doente e temendo-se a sua morte terá pedido aos monges que lhe trouxessem fruta das árvores do quintal.

Admirados com tal pedido e incrédulos, os monges foram ao quintal procurando nas árvores os desejados frutos e nada encontraram. Voltaram para junto do Bispo desalentados. S. Geraldo, persistia voltando a renovar o seu pedido, desejando frutos suculentos que lhe matassem a sede.

Obedientes, os monges, voltaram de novo ao quintal e nada encontraram. Mais uma vez desalentados voltaram para junto do bispo por não lhe poderem satisfazer o seu insistente pedido.

Pela terceira vez, o bispo pede aos frades que voltem de novo ao quintal e lhe tragam os frutos desejados. Estes, pouco crentes, regressam ao quintal, para seu espanto, vêem que as árvores estão carregadas de frutos.

O milagre tinha acontecido! Plenos de felicidade, levam-nos à presença de S. Geraldo.

Este, erguendo os olhos ao céu, agradece a Deus tamanho milagre, no que é acompanhado pelos servos da sua cúria.

Séculos passados, ainda hoje, no dia 5 de Dezembro, se celebra na sua capela na Sé de Braga, o milagre dos frutos, ficando esta durante todo o dia ornamentada com frutos naturais da época.

São Geraldo é padroeiro da cidade de Braga, e encontra-se sepultado na Sé Catedral desta cidade.

 

São Geraldo rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 13, 26-33; Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 Ev Jo 14, 1-6 * Na Ordem Agostiniana (FESTA), na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (MF), na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho (FESTA), na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver (Padroeira principal – FESTA), nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (Padroeira secundária – FESTA) e na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli (solenidade) – Santa Maria, Mãe do Bom Conselho. * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – Santa Maria do Bom Conselho – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Transladação das relíquias de S. Vicente de Paulo – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 26
Nossa Senhora de Montserrat
Sex. Abr. 26
Santo Estêvão de Perm
Sex. Abr. 26
São Pedro de São José Betancur
Sáb. Abr. 27
Santa Zita

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18