Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Columbano

Terça-feira, 24 Novembro 2020por Visualizações : 2414

24 11 S. Columbano São Columbano nasceu no ano de 540 em Leinster (Irlanda) e faleceu a 23 de Novembro de 615 em Bobbio (Itália).

São Columbano foi um monge e missionário irlandês, conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa. Com 50 partiu juntamente com mais doze monges, andou pela França toda, onde fundou vários mosteiros, centros propulsores de vida missionária.

Depois do primeiro impulso de evangelização e de vida cristã, por obra sobretudo dos santos bispos Hilário de Poitiers e Martinho de Tours, quando o espírito religioso na França estava em decadência, devido sobretudo às frequentes invasões de bárbaros, a presença de São Columbano, profeta e reformador, com os seus monges, reavivou a vida cristã, e numerosos foram os seguidores da vida austera de São Columbano.

Foi através de São Columbano que foi difundido o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal auricular em vez da confissão colectiva.

Tendo entrado em conflito com a despótica rainha da França por ter verberado certos abusos da corte real, São Columbano deixou aquele país e rumou para a Suíça, iniciando a evangelização na região do lago de Constança. Lá ficara seu discípulo São Galo, que deixou o seu nome ligado ao célebre mosteiro de Sant Gallen, ainda hoje centro de espiritualidade.

Com cerca de setenta anos, Columbano atravessou os Alpes e no norte da Itália deixou outra fundação importante, o mosteiro de Bobbio, que evoluiu na cidade e diocese. Aí, São Columbano, vencido pelo cansaço, veio a falecer com 75 anos de idade. 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18