São Rafael Kalinowski

Quinta-feira, 19 Novembro 2020por Visualizações : 2477

19 11 S. Rafael Kalinowski

São Rafael Kalinowski nasceu a 1 de Setembro de 1835 em Vilna (Lituânia) e faleceu a

15 de Novembro de 1907 em Wadowice na Polónia. São Rafael Kalinowski foi baptizado como José Kalinowski e era filho de André Kalinowski e de Josefina Polinska, nobres católicos.

São Rafael estudou na academia militar de São Petersburgo, com bons resultados, mas devido à insurreição do seu país diante da ocupação russa, São Rafael decide deixar o exército e apesar de saber que o êxito da insurreição é impossível, decide ajudar os seus compatriotas, aceita o cargo de ministro de guerra e evita no possível o maior derramamento de sangue.

Em Março de 1864 São Rafael Kalinowski é preso e condenado à morte, pena que é trocada por 10 anos de trabalhos forçados na Sibéria. Com um crucifixo e o livro Imitação de Cristo, vai para a Sibéria e após 9 meses de uma dura viagem, chega com os sobreviventes ao lago Bajkal.

Naquelas circunstâncias especialmente duras, São Rafael demonstrou uma grande caridade, suportando os sofrimentos, partilhando com os outros o que tinha, e o que recebia dos seus familiares: «Escrevo-o claramente, a mi­séria aqui é grande; encontrar dinheiro na pátria é sempre mais fácil que na Sibéria. É-me inconcebível ser indiferente».

A 2 de Fevereiro de 1874 concedem-lhe a liberdade, mas não pode voltar a viver na Lituânia. Aceitou então o cargo de tutor de Augusto Czartoryski, de 16 anos, que vivia a maior parte do tempo em Paris.

A 15 de Julho de 1877, entra no convento carmelita de Grantz (Áustria), com o nome de Rafael de São José. Pronuncia os seus primeiros votos a 26 de Novembro de 1878 e parte para a Hungria para estudar filosofia e teologia no convento de Raab. A 27 de Novembro de 1881, pronuncia os seus votos perpétuos e é enviado a Polónia ao convento de Czerna onde é ordenado sacerdote a 15 de Janeiro de 1882. Um ano depois deram-lhe responsabilidades de governo.

São Rafael reorganiza a Ordem na Polónia e a ordem secular. Publica algumas biografias. Em 1906, toma a direção do colégio de teologia em Wadowice. É apreciado por todos como diretor espiritual e confessor. São Rafael Kalinowski dedica-se com especial interesse ao cuidado das suas irmãs carmelitas descalças.

É invocado como patrono de siberianos, educadores, ferroviários, engenheiros e jovens.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II a 17 de Novembro de 1991.

São Rafael Kalinowski rogai por nós!